A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, informa que seguem abertas as inscrições para o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A iniciativa, parceria do governo federal com os municípios, tem o objetivo de desenvolver habilidades, conhecimentos e qualificação para o ingresso ou permanência no mundo do trabalho.
Na prática, o programa acontece por meio de ciclos de oficinas, com encontros uma vez por semana e duração de um mês para cada turma. As oficinas são executadas pela equipe da secretaria, em parceria com os profissionais dos Cras e Creas. As primeiras turmas já começaram.
As atividades são desenvolvidas durante quatro encontros – um por semana – e terão como foco três diferentes eixos. Com o tema Círculo Construção de Paz: conhecendo trajetórias e identificando potencialidades, no primeiro encontro, os alunos vão conhecer o Programa Acessuas e os profissionais envolvidos e suas trajetórias, por meio de relatos de experiências.
Publicidade
No segundo e terceiro encontros o foco será Inserção e permanência no mercado de trabalho, em que serão abordados posturas e comportamentos a serem adotados durante o processo de seleção – apresentação, imagem pessoal e elaboração de currículos, dentre outros. Já no quarto e último encontro o tema será Os desafios do mundo do trabalho, com orientações gerais sobre mercado, o que as empresas buscam em um profissional, direitos trabalhistas, encerramento do ciclo e avaliação.
Podem participar do programa moradores da cidade e do interior em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 59 anos, inscritos no Cadastro Único. É necessário apresentar CPF, RG e NIS. As inscrições podem ser realizadas no Cras Central, no Cras Beatriz Frantz Jungblut, no Cras Integrar e no Creas Acolher.
Como a meta do programa para Santa Cruz é atingir 1,8 mil pessoas, a ideia é que sempre haja disponibilidade de turmas. Em razão da pandemia são apenas 12 alunos por sala, obedecendo o distanciamento entre as classes e o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.
Publicidade
Cras Central – Rua Coronel Oscar Jost, 1.551, telefone 3715 1895
Cras Beatriz Frantz Jungblut – Avenida David Severo Mânica, 369, Bairro Santa Vitória, telefone 3711 9187
Cras Integrar – Rua Padre Luiz Muller, 490, Bairro Bom Jesus, telefone 3713 4288
Publicidade
Creas Acolher – Avenida Deputado Euclydes Kliemann, 1.515, 2o andar, Bairro Ana Nery, telefone 3715 8068
LEIA TAMBÉM: Oktoberfest traz as mais tradicionais delícias
Publicidade