Tendo em vista que a maioria das famílias em vulnerabilidade, muitas vezes não conseguem produzir o suficiente para a alimentação da família, sendo prejudicada na maioria das vezes pela falta de água nos períodos mais quentes do ano, o programa Segunda Água veio com o propósito de dirimir essas necessidades, trazendo as famílias construções de açudes e materiais de irrigação para melhorar a produtividade das famílias rurais.
No município de Lagoão, já foram beneficiadas 33 famílias do meio rural: 10 com açudes para piscicultura e 23 com construção de micro açudes para irrigação. Conforme a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Viviane Röhrs, alguns kits de irrigação ainda faltam ser instalados, porém, já se tem bons resultados em algumas propriedades.
Conforme ela, este programa que está sendo executado pela Emater, tem como principal propósito garantir acesso a água para produção no meio rural à população em situação de vulnerabilidade social de forma a promover a segurança alimentar, garantido uma alimentação saudável e mais variada para o autoconsumo da família, além de possibilitar a geração de renda com a venda do excedente.
Publicidade
Na propriedade da família do agricultor Erni Pereira, na localidade de Alto Socorro, uma das beneficiadas pelo programa, o kit de irrigação foi instalado ainda no mês de dezembro de 2017. Ao todo, são mais 800 metros quadrados de área irrigada, na qual são produzidos 500 pés de melancias, além da horta, que garante o consumo de verduras e legumes para a família.
Mais microaçudes
No Corede do Alto da Serra do Botucaraí foram construídos, ao todo, 97 microaçudes para irrigação, que beneficiaram famílias dos municípios de Barros Cassal (21 famílias), Fontoura Xavier (9), Gramado Xavier (5), Jacuizinho (28), Lagoão (23) e Soledade (11). No Corede do Alto da Serra do Botucaraí estamos em fase de instalação dos kits de irrigação, sendo que até o final de fevereiro todos devem estar em funcionamento nas propriedades beneficiadas.
Publicidade
Já para o Vale do Rio Pardo, os açudes para irrigação, bem como os kits, estão em fase de licitação para posterior distribuição e instalação, explica o assistente técnico e coordenador do Programa na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, José Claudio Secchi Motta. Além dos microaçudes para irrigação, que integram o Programa Segunda Água, também foram elaborados projetos para a construção de açudes para piscicultura e cisternas para o armazenamento de água.
This website uses cookies.