Cerca de 200 profissionais de saúde dos municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde participaram, nesta quarta-feira, 24, na Unisc, do 4º Encontro Regional de Educação Permanente. Com a parceria do Município de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), o evento teve como tema, nesta edição, o acolhimento.
A programação iniciou com uma palestra com a especialista em processos educacionais em saúde, professora Fátima de Barros Plein, da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Ela salientou a importância de os profissionais em saúde acolherem bem os usuários que procuram auxílio nas unidades de saúde. “O acolhimento é um movimento de construção de uma postura. É uma postura ética, e só com essa atitude conseguiremos fazer uma saúde mais humanizada”, declarou.
Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para socializar experiências vivenciadas nas unidades de saúde e discutir formas de ofertar uma escuta mais acolhedora.
Publicidade
Já na parte da tarde foram oferecidas várias oficinas, dentro das Práticas Integrativas e Complementares (Pics), como yoga, dança, cristal terapia, ginástica chinesa e meditação guiada. A integrante da Comissão de Integração, Ensino, Serviço (Cies), Dra Denise Eriqson, avaliou a etapa de qualificação. “O encontro foi maravilhoso. É uma oportunidade para os servidores da saúde compartilharem experiências de trabalho e buscarem alternativas para melhorar ainda mais o acolhimento aos usuários de saúde”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, Larissa Ponssi, comemorou o sucesso do evento. “O encontro foi muito positivo, pois os profissionais aproveitaram muito bem os momentos de reflexão e discussão. Nossa preocupação é também com o equilíbrio interior de nossos profissionais em saúde, para que tenham condições de tratar bem nossos usuários”, finalizou.
Publicidade