A necessidade de manter a mente aberta e estar preparado para as tendências tecnológicas foi o tema principal do Ciclo de Palestras do Escritório Regional Vale do Rio Pardo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS). O evento ocorreu na noite dessa terça-feira, 1º, no Aquarius Hotel. O assunto foi abordado pelo secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Na visão do engenheiro civil, que atua como professor na área, é fundamental que os gestores de empresas e profissionais se adaptem ao rápido ritmo de chegada das novidades.
LEIA TAMBÉM: Começa a instalação das casas provisórias para famílias atingidas pelas enchentes em Rio Pardo
Conforme o especialista, embora a inovação faça parte do DNA humano, as pessoas têm uma tendência ao conservadorismo. “Precisamos nos desacomodar para inovar”, enfatizou. Diante desse cenário, em que a rapidez se torna um aspecto importante para o mercado, Silva recomendou permanecer em alerta às novidades. Acrescentou que os gestores precisam saber fazer as escolhas certas na hora de incorporar as tecnologias. “Um mesmo gestor vai ser capaz de se reinventar em ritmos que nunca aconteceram na história da humanidade. Por isso é necessário monitorar as inovações, verificar quais estão mais aptas a superar os problemas. Pois não dá para fazer tudo ao mesmo tempo”, ressaltou.
Publicidade
O secretário também indicou que as empresas podem se unir com a finalidade de trazer mais tecnologias, favorecendo a todos. “Faz com que tenha mais competitividade, o que beneficia tanto o mercado local quanto os consumidores. Quanto mais a gente puder fazer com que o padrão de qualidade geral seja elevado, melhor será”, afirmou.
Em relação à construção civil, destacou que a transformação digital está chegando com força. E citou tecnologias como a realidade aumentada e o blockchain (que permite o compartilhamento seguro de informações em uma rede), que estão fazendo parte do setor.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade