Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Profissionais avaliam ações de proteção ao trabalhador em audiência pública

Foto: Alencar da Rosa

Uma audiência pública realizada nesta terça-feira, 20, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), discutiu a saúde do trabalhador na região, com a participação de representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Secretarias Municipais e outros interessados. A iniciativa faz parte de um projeto nacional do MPT chamado de Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS, e tem como objetivo gerar informações que permitam identificar as causas de doenças e acidentes de trabalho.

Engenheiro de Segurança do Trabalho e Especialista em Saúde da 13ª CRS, Fabrício Weiss | Foto: Alencar da Rosa

Conforme o engenheiro de Segurança do Trabalho e Especialista em Saúde da 13ª CRS, Fabrício Weiss, toda vez que uma pessoa é atendida em um posto de saúde ou hospital, e o motivo tem relação com a atividade laboral dessa pessoa, a equipe de saúde deve emitir uma notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam). Isso vale para estabelecimentos de saúde públicos e privados.

LEIA MAIS: Evento em Santa Cruz debate notificações de acidentes de trabalho

Publicidade

“A legislação impõe a notificação compulsória de doenças e agravos relacionados ao trabalho. Esses dados, posteriormente, são utilizados para a definição das vigilâncias em saúde do trabalhador”, explica o engenheiro. A base desse trabalho é a gravidade dos agravos e doenças, bem como o número de notificações que envolvem um determinado estabelecimento, ou setor econômico, complementa Weiss.

Vigilância

Segundo o engenheiro, quando a Vigilância em Saúde do Trabalhador da 13ª CRS identifica situações recorrentes, inspeções são realizadas para sanar o problema e evitar que se repitam. “Mesmo com a precaução, acidentes acontecem nas empresas. Mas quando o mesmo acidente ou adoecimento se repete de forma sistemática, algo está errado”, ilustra. Durante as vigilâncias em ambientes e processos, os profissionais procuram avaliar se o ambiente de trabalho está em acordo com o que preconiza a legislação, se há o fornecimento ou o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), além de outros pontos de atenção que possam causar eventuais incidentes e acidentes.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho serve para lembrar importância do tema

Publicidade

“É importante destacar que nosso olhar é na saúde dos trabalhadores e na exposição aos riscos, não é nossa intenção autuar empresas.” A atuação, menciona, busca o oposto: garantir que os profissionais tenham as condições adequadas para exercer suas funções, e isso se aplica para trabalhadores formais, com carteira assinada, e para os informais, como os autônomos.

Chama a atenção ainda para a importância de que as pessoas, no ato do acolhimento nas unidades de saúde, informem se a queixa tem ou pode ter relação com o trabalho. “Nós atuamos nas empresas a partir desses dados. Por isso, a importância de que essas notificações aconteçam.” Os casos, explica, podem ser agudos, como um corte, uma queda ou uma intoxicação, mas também crônicos, como perda auditiva, doenças de pele e transtornos mentais. “São estatísticas epidemiológicas. Servem somente para que possamos atuar de forma assertiva.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.