A eleição de 2024 entrou para a história do Legislativo, não só pelo fato de que elencou 17 nomes para atuarem na Câmara, mas pelos expressivos números. O vereador mais votado deste ano, Rodrigo Rabuske (PL), também é quem teve a maior votação de todos os tempos: 4.786.
LEIA TAMBÉM: Opinião: o que explica o fenômeno Rodrigo Rabuske
Maior votação da história: Rodrigo Rabuske (PL) tem 36 anos e é de Linha Pinheiral. Trabalha como contador, professor universitário e empreendedor. Anteriormente foi agricultor, caminhoneiro e voluntário. É vereador desde 2020, quando conquistou 1.449 votos. Agora, ampliou para 4.786.
Publicidade
Nicole Weber (Podemos) tem 36 anos e vai para o seu segundo mandato como vereadora. É advogada e ativista dos direitos da mulher há mais de dez anos. Defende pautas voltadas às crianças, idosos, pessoas com deficiência e público LGBTQIAP+.
Publicidade
Bruna Molz (Republicanos) tem 34 anos. Bacharel em Direito, tem foco na defesa dos direitos dos animais. É vereadora desde 2016.
Publicidade
Publicidade
Serginho Moraes (PL) tem 31 anos. É empresário e pai de um filho. É vereador desde 2021.
Publicidade
Edson Azeredo (PL) tem 39 anos. Ele assumiu a cadeira após o afastamento de Henrique Hermany. É bacharel em Direito e empresário no setor imobiliário. Antes, trabalhou como radialista, assessor parlamentar, diretor legislativo e chefe de gabinete.
Luizinho Ruas (PSB) tem 55 anos e é ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Faxinal Menino Deus, onde exerce forte atuação comunitária. Foi subsecretário de Habitação no governo Kelly Moraes e cumpre atualmente o terceiro mandato de vereador. Entre fevereiro de 2023 e março deste ano ocupou o cargo de secretário municipal de Serviços Urbanos. Em abril, deixou o PSD para ingressar no PSB.
Alberto Heck (PT) é professor de História e Geografia, com atuação em escolas das redes estadual e municipal de Santa Cruz. Nasceu em São Martinho, é casado e pai de dois filhos. É vereador atualmente. Já foi secretário de Meio Ambiente e Saneamento.
Jair Eich (PP) nasceu no interior de Santa Cruz do Sul. Contribui no município por meio do esporte, tendo sido dirigente de clubes e ligas. Há mais de 20 anos está à frente do Esporte Clube Avenida. Além disso, é gestor da Ulfer Purificadores de Água.
Raul Hermes (PL) é conhecido pelo trabalho no Bar do Raul, em Linha João Alves. Ingressará em seu primeiro mandato.
Licério Agnes (PSDB) é empresário. Natural de Santa Cruz, tem 54 anos. Concorreu pela primeira vez em 2012, mas somente em 2016 conquistou uma vaga na Câmara. Atualmente, está no segundo mandato. Já foi secretário de Obras, Agricultura, Segurança e Defesa Civil e Esporte.
Cleber Pereira (União Brasil) atua como professor, líder comunitário e ativista. É formado em Educação Física e mora no Bairro Schulz há mais de 30 anos. Concorreu à Câmara cinco vezes e foi eleito, pela primeira, vez, em 2020.
Leonel Garibaldi (Novo), 41 anos, é o primeiro vereador eleito do partido em Santa Cruz dos Sul, onde foi um dos fundadores. É advogado formado pela Unisc e filho do ex-vereador Nilton Garibaldi e de Yara Garibaldi. Nascido e criado no Bairro Schulz, em Santa Cruz do Sul, hoje é morador do Bairro Margarida. É advogado formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pós-graduado em Direito Ambiental Empresarial pela Faculdade Dom Alberto.
LEIA TAMBÉM: “A partir desse momento, serei o prefeito de todos”, diz Sérgio Moraes
Raul Fritsch (Republicanos) se dedica à política desde 2000. É empresário e tem 50 anos. Estudou Administração na faculdade Dom Alberto. Diz ser reconhecido pelos esforços em relação à defesa da vida e da família. No pleito de 2020, conquistou seu primeiro mandato.
Edson Sortica (PL) tem 52 anos, é casado e pai de uma filha. Trabalhou por quase 30 anos na Brigada Militar, atuando em enchentes, incêndios e ações sociais. É considerado um líder importante no Distrito de Monte Alverne
Andrei Barboza (PDT) tem 31 anos, mora no Bairro Senai e é estudante de Jornalismo e de História. Já trabalhou como mecânico e consultor de vendas e foi servidor público. Atua ainda como instrutor de danças gaúchas.
Gerson Vargas (PP) trabalhou por 12 anos na Prefeitura de Santa Cruz. Ingressará em seu primeiro mandato.
Ilário Keller (PP) é de Monte Alverne. Desde 1985, trabalha como microempresário. É vereador desde 1993, estando em seu sétimo mandato. Durante esse período, foi cinco vezes presidente da Câmara.
Bancadas
- PL – 5 vereadores
- PP – 3 vereadores
- Republicanos – 2 vereadores
- PSDB – 1 vereador
- Podemos – 1 vereadora
- Novo 1 – vereador
- PT 1 – vereador
- União Brasil – 1 vereador
- PSB – 1 vereador
- PDT – 1 vereador