Com a categoria em greve desde o dia 15, o 18º Núcleo do Cpers/Sindicato se mobiliza para, a partir de hoje, acompanhar a tramitação da proposta de reforma do Estado feita pelo governo Sartori. A exemplo do que ocorreu no fim do ano passado, a concentração será na Praça da Matriz e deve se manter, como uma vigília, até o fim da votação na Assembleia Legislativa, o que não tem data para acontecer.
Conforme o secretário do 18º Núcleo, Elbe Belardinelli, o apoio dos professores nos três primeiros dias do movimento foi muito significativo. Na última semana, a maioria dos profissionais retomou as atividades – cinco professores continuam em greve na cidade. Mesmo assim, Belardinelli comemora a abertura dos educandários, que possibilitaram a entrada da diretoria do Cpers para conversas com professores e estudantes.
“Esse espaço para debates é inédito, o que mostra a preocupação dos professores, mesmo aqueles que não estão na paralisação”, afirma. Com isso, ele acredita que o núcleo consiga uma adesão semelhante à do ano passado, quando 50 professores da região estiveram em Porto Alegre durante os protestos. Na quinta-feira, às 14 horas, haverá assembleia regional em Santa Cruz para definir os rumos da mobilização. No dia seguinte aconte assembleia geral da categoria, em Porto Alegre.
Publicidade
A Gazeta do Sul fez um levantamento nas 11 principais escolas estaduais de Santa Cruz e nenhuma delas está com as aulas paralisadas. Quatro educandários têm professores em greve, mas um remanejamento não deixa nenhuma turma sem aulas.
Caravana
A diretoria do 18º núcleo do Cpers/Sindicato visitou escolas de Santa Cruz e região durante toda a última semana para falar sobre a Reforma da Previdência. De acordo com assessoria de imprensa do 18º núcleo, o objetivo da caravana foi criar um espaço para o diálogo no qual os estudantes pudessem tirar dúvidas e manifestar opiniões. O Cpers acredita que pelo menos 1,5 mil alunos tenham sido alcançados. A caravana passou pelas escolas Santa Cruz, Alfredo Kliemann, Ernesto Alves, Willy Carlos Fröhlich, Goiás e Luiz Dourado; Polivalente de Vera Cruz e pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
Publicidade
This website uses cookies.