Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPECIAL

Professores são os primeiros influenciadores da vida de uma pessoa

Os primeiros anos da infância existem grandes influenciadores: primeiro a família, como os pais e responsáveis, aqueles com maior vínculo afetivo; e logo depois os professores. Além de transmitir conteúdos, o educador precisa saber conviver e respeitar a individualidade do aluno para conseguir acompanhá-lo, entendendo suas dificuldades, monitorando e guiando os processos de aprendizagem. Na rede de escolas Luminova, do grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, os docentes são considerados verdadeiros influenciadores.

É o caso do professor de Química da unidade da escola Luminova, do grupo Sistema Educacional Brasileiro (SEB), Vila Prudente, zona leste da capital paulista, Diego Araújo Cavalcante. “Não é somente transmitir o conhecimento, e sim facilitá-lo para que o aluno consiga desenvolver o máximo do seu potencial explorando todos os recursos. O nosso dever, como professores, é mediar as interações de forma mais simples e deixar que o próprio estudante desenvolva toda a sua habilidade. Mas o mais importante de todo esse processo é o que o aluno faz”, explica.

LEIA TAMBÉM: Dia do Professor: uma data importante para uma profissão fundamental

Publicidade

Segundo Cavalcante, o educador tem que conviver e respeitar a individualidade de cada um, pois ele é o influenciador e incentivador do conhecimento. Esse método coloca em evidência o modo como o aluno compreende e assimila os conteúdos tendo como base a sua realidade. Assim, cabe ao docente acompanhá-los, entender suas dificuldades, monitorar e guiar os processos de aprendizagem.

“A primeira habilidade que é fundamental para o estudante é a autonomia para ser um criador. Ser um agente influenciador na vida do aluno é contribuir com o desenvolvimento do seu senso crítico, de forma que possa praticar sua técnica e reconhecer o que está fazendo. Outras habilidades incentivadas são: criatividade, fala e expressão, para que possamos aplicar em sala de aula por meio de dinâmicas, por exemplo, e atividades totalmente diferenciadas”, pontua.

LEIA TAMBÉM: Mais do que educador, uma referência

Publicidade

Na internet há milhares de recursos que, atualmente, são aliados na educação. Cavalcante explica que quando existe um objetivo claro e sabe-se qual habilidade é preciso desenvolver com o aluno, o uso dos recursos tecnológicos vai ajudar e tornar a aula atrativa: “Ao mesmo tempo que estou no quadro branco, consigo interagir com os alunos pelo aplicativo no celular. Isso é inovar, trazer tecnologia à sala de aula e facilitar a aprendizagem.”

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.