Geral

Professores e médicos são os profissionais mais confiáveis para os brasileiros, aponta pesquisa

A pesquisa “Ipsos Global Trustworthiness Index 2024“, trouxe as percepções de confiança em diferentes profissões em 32 países ao redor do mundo. No Brasil, a maior confiança das pessoas é nos professores, com 58% das menções, seguidos por médicos (53%) e cientistas (52%). “Esses dados indicam que a confiança da população brasileira se concentra em profissionais das áreas de educação e saúde, refletindo a valorização desses setores no contexto local. A liderança dos professores, no topo do ranking desde o início da pesquisa, evidencia a percepção positiva sobre a importância da educação”, comenta Marcos Calliari CEO da Ipsos no Brasil.

Outro destaque são os profissionais de atendimento em restaurantes e serviços de alimentação, inclusos este ano no estudo, e que estreiam diretamente na quarta posição, sendo considerados confiáveis por 42% dos entrevistados brasileiros. A opinião sobre motoristas de táxi, outra nova categoria incluída este ano, porém, é bem dividida, com 22% dos respondentes no Brasil confiando e 28% desconfiando desses profissionais.

LEIA TAMBÉM: Previsão indica que próximos dias ainda serão de tempo instável em Santa Cruz

Publicidade

Já no fim do ranking, os políticos apresentam o índice mais elevado de desconfiança, com 67% dos brasileiros expressando falta de confiança e somente 13% de confiança, seguidos pelos ministros do governo, com 58% de desconfiança e apenas 16% de confiança. Os policiais também enfrentam uma percepção mista, com 36% de desconfiança e 30% de confiança por parte da população.

Confiança no resto no mundo

Já na média dos 32 países, os médicos aparecem como os profissionais mais confiáveis, com 58% dos entrevistados classificando a categoria como digna de confiança. Este é o quarto ano consecutivo em que os médicos lideram no índice. A pesquisa também mostra que 56% das pessoas confiam em cientistas, colocando-os na segunda posição, seguidos por professores (54%) na terceira posição.

LEIA TAMBÉM: Cobrança do seguro obrigatório, antigo DPVAT, começa em janeiro

Publicidade

Embora estas três profissões se revezem encabeçando os rankings da maior parte dos países pesquisados – incluindo o Brasil –, a pesquisa revela algumas diferenças culturais significativas em certas localidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, o ranking é liderado pelas Forças Armadas, que são a profissão mais confiável para 55% – empatado com os professores. Já em Singapura, a polícia aparece em 1º lugar com 52% das menções. Enquanto isso, Japão e Holanda colocam os juízes no Top 3 dos profissionais mais confiáveis.

Assim como no Brasil, globalmente os políticos continuam ocupando a última posição, com apenas 15% dos entrevistados expressando confiança na categoria. Desde o lançamento do índice, em 2018, a classe política tem se mantido consistentemente entre as menos confiáveis. Apesar de uma leve melhora nos últimos anos, com um aumento de seis pontos percentuais, tanto os políticos quanto os ministros do governo seguem com baixos índices de confiança entre a população globalmente.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.