Um brinde coletivo marcou a passagem dos 20 anos do Programa A União Faz a Vida – maior iniciativa socioeducativa do Sistema Sicredi em nível nacional – no Vale do Rio Pardo. A confraternização entre os professores dos municípios que participam da iniciativa aconteceu na última sexta-feira, 23, na Paróquia Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz.
O evento contou com a presença de 250 educadores provindos de Sinimbu, Passo do Sobrado, Herveiras, Rio Pardo, Vera Cruz, Vale Verde e Venâncio Aires. “O programa promove atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa alinhadas ao currículo escolar. E os professores são os maiores articuladores neste processo. Por isso, o dia de hoje é totalmente dedicado a eles”, destacou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.
Além dos professores e do presidente da cooperativa, o evento teve a presença do gerente de Relacionamento da Sicredi VRP, Marco Antonio da Rocha, da responsável pelos Programas de Relacionamento da instituição, Fabiana Bartholomay; da assessora de Programas de Relacionamento Central Sicredi Sul, Cristiane Biscaino; do pró-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Angelo Hoff; e dos diretores das escolas participantes. “Este encontro também serve de início as comemorações dos 10 anos do Programa A União Faz a Vida no Vale do Rio Pardo, que serão celebrados em 2016”, relatou Fabiana.
Publicidade
Na ocasião, os presentes assistiram um vídeo de apresentação do Programa A União Faz a Vida. Além disso, conferiram um pequeno documentário sobre a iniciativa em Passo do Sobrado, produzido pelos Caçadores de Bons Exemplos, que estiveram presente no evento para um bate-papo com os professores. O casal, Iara e Eduardo Xavier, produziu o material, voluntariamente, por acreditar no programa, no cooperativismo como um negócio social, que constrói um mundo melhor a todo o momento.
PROGRAMA
No Vale do Rio Pardo o Programa A União Faz a Vida é desenvolvido desde 2006, sempre alinhado ao seu intuito de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, o que vem a contribuir para a educação integral de crianças e adolescentes. Atualmente, conta com a participação de 70 escolas, 6.609 estudantes e 748 educadores. Entre as novidades da iniciativa na região está o Projeto Educação Financeira e a implantação de Cooperativas Escolares. “O envolvimento da comunidade também é muito importante como apoio ao desenvolvimento da metodologia do programa”, ressaltou Rocha.
Publicidade
No Brasil, o programa existe desde 1995. Para celebrar os 20 anos, o Sicredi lançou a campanha Acreditadores, que tem como conceito o convite para que todos acreditem na educação cooperativa como o caminho para construção de um mundo melhor. Em 2014, a iniciativa contou com a participação de 221 municípios, 1.237 escolas, 15.521 educadores e 192.298 crianças e adolescentes.
This website uses cookies.