Atraídos pela dinâmica de cooperação entre o Brasil e o Equador, professores da Universidad Internacional SEK (UISEK), no Equador, estão, desde o dia 12 de março, realizando atividades de pesquisa na Unisc. Apesar de já terem chegado há alguns dias, o momento oficial da recepção ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16 de março, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).
Pablo Catillejo Pons, Miguel Martínez-Fresneda Mestre e Susana Chamorro foram recepcionados pela pró-reitora de Pós-Graduação, Andreia Rosane de Moura Valim, pelo professor do Mestrado em Tecnologia Ambiental Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, pela coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Cristiana Verônica Mueller e pela assessora de Pós-Graduação da PROPPG, Maria Elisa Baumhardt.
De acordo com Cristiana, o convênio com a UISEK teve início a partir de contatos internacionais entre professores de ambas as instituições. A partir disso, foi criado um convênio geral em 2014 que estabelece a possibilidade de realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo o intercâmbio de estudantes e professores.
Publicidade
Com a continuidade dos contatos e interesses na cooperação de pesquisas conjuntas, foi criado o convênio específico entre a UISEK e os Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Tecnologia Ambiental da Unisc. Assim, a realização de intercâmbios passou a ter características mais técnicas e específicas que visam à relação interdisciplinar. Por isso, o foco das atividades desenvolvidas está na Educação Ambiental, produto da união dos interesses mútuos dos dois Programas de Pós-graduação em questão.
Cooperação
Em agosto de 2015, quatro estudantes da UISEK acompanhados do professor da Instituição, Pablo Catillejo Pons, desenvolveram diversas atividades junto aos Mestrados de Educação e Tecnologia Ambiental, ao longo dos 20 dias em que estiveram na Unisc. A viagem foi o ponto de partida para que uma comitiva da Unisc fosse desenvolver atividades na universidade do Equador, no final do mês de fevereiro deste ano. Entre os pesquisadores que foram realizar atividades lá, estava o professor do Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental da Unisc, Eduardo Alexis Lobo Alcayaga e a professora do Mestrado e Doutorado em Educação, Cheron Zanini Moretti. As viagens comprovam que as interações vêm ocorrendo em ambos os sentidos. Dessa forma, mais atividades de cooperação devem ser realizadas entre as universidades, uma vez que de ambas as partes, os relatos têm sido positivos.
Publicidade