Professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino iniciaram nesta quarta-feira, 19, a primeira etapa de formação sobre a cultura afro-brasileira e indígena. O curso também é direcionado aos educadores das disciplinas de História, Arte, Ensino Religioso e Língua Portuguesa. O encontro ocorreu no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), o curso é ministrado pelo grupo Gestão e Formação Educacional, do Serviço Social da Indústria (Sesi). De acordo com a coordenadora das escolas de Ensino Fundamental da SEE, Angelle Vargas do Nascimento, a formação terá continuidade no formato virtual. Com periodicidade semanal, os encontros vão ocorrer até final de novembro. Supervisores escolares e integrantes de equipes diretivas também receberão a capacitação.
LEIA TAMBÉM: Unisc abre inscrições para curso gratuito em Pedagogia
Publicidade
O titular da pasta de Educação, Wagner Machado, explica a importância de tratar os temas. “A formação para a cultura afro-brasileira e indígena visa a qualificação profissional, para que os professores da rede municipal de ensino possam trabalhar de maneira mais eficaz com os estudantes a questão da equidade racial”, afirmou. Ainda segundo ele, a formação é uma das determinações das leis 10.639/03 e 11.645/08, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata da obrigatoriedade da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
O encontro de formação foi coordenado pela doutora e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora Patrícia Gonçalves Pereira, com linha de pesquisa em quilombos urbanos e educação para as relações étnico-raciais, e pela mestre em ensino de história pela UFRGS, professora Taís Batista.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.