Categories: Centro-Serra

Professores da rede Estadual participam de curso de formação

Pensando na conjuntura atual, faz-se necessário fomentar a leitura crítica da sociedade. Na era da informatização, da diversidade, a educomunicação vem de encontro com o projeto. Nesse sentido, o curso de formação “Elaboração de projetos e Educomunicação” tem como uma das metas a utilização e o aperfeiçoamento de multimídias como possibilidade de inclusão da pesquisa e autoria dos participantes. A equipe da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, representada pelas professoras do setor pedagógico Nuria Meurer, Mariluci Trinks e Graziela Lazzari salientam que a metodologia de projetos apresenta uma proposta para nortear os trabalhos dos professores nas escolas, vindo ao encontro das necessidades da sociedade, possibilitando a inclusão e autoria em trabalhos de pesquisa. Além disso, possibilita ao aluno ser protagonista do seu aprendizado, e ao professor ser um mediador do processo ensino/aprendizagem, através do curso de Elaboração de Projetos – Educomunicação.

A assessora pedagógica da 6ª CRE e uma das professoras responsáveis pelo curso, Mariluci Trinks, explica que em função do baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o foco é encontrar uma maneira para que ele aumente. “Isso será possível melhorando a qualidade das aulas, utilizando o método de projetos. Esse método é uma releitura dos desenvolvidos em 1940 e já foi utilizado nos anos 80 com as feiras de ciências, quando era desenvolvido só na área de Ciências. Hoje queremos envolver todas as áreas do conhecimento”, explica. Ela salienta, ainda, que a metodologia de ensino dos professores, aulas muito teóricas, é a principal causa apontada pelos alunos que tornam as aulas “chatas” e cansativas. “Claro, inovar e desenvolver um projeto se faz em longo prazo, mas é preciso encontrar uma maneira de trazer o aluno para dentro da escola, para que tenha interesse e vontade de assistir à aula”, frisou.

No próximo dia 2 de maio, na escola polo Padre Benjamim Copetti ocorre o segundo módulo do curso. O encontro de formação envolve professores das escolas Santo Carniel e Lindolfo Silva, ambas de Sobradinho, além das escolas Cristo Rei e Silvano Luiz da Silva de Passa Sete, e da José Luchese de Lagoa Bonita do Sul.

Publicidade

O terceiro módulo será em 6 de junho, culminando com a mostra interna nas escolas no dia 15 de agosto e mostra dos projetos destaques na escola polo no dia 22 de agosto. Nesta data, os participantes do curso, bem como a equipe de assessoria da 6ª CRE, avaliam as atividades e selecionam os destaques para a 1ª Mostra Regional dos Projetos das 105 escolas de abrangência da 6ª Coordenadoria, distribuídas em 18 municípios. Nesse evento também serão evidenciados projetos elaborados na rede municipal de ensino e particular. Este evento será sediado no Parque da Oktoberfest, em 26 de outubro de 2016.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.