Como forma de ensinar sobre conteúdos jornalísticos para seus alunos, a professora Fernanda Braga Morales, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Guido Herberts, do Bairro Várzea, levou edições da Gazeta do Sul para a sala de aula. De acordo com Fernanda, nesta fase os alunos precisam ter contato com vários gêneros textuais. “Levamos para eles diversos tipos de textos, como receitas, manuais e também as notícias, que fazem parte do cotidiano”, afirma.
No entanto, o ensinamento vai muito além. “Queremos que eles saibam também da importância de terem acesso a esses conteúdos no dia a dia”, explica Fernanda. Conforme a docente, os dez estudantes da turma não haviam tido contato com o jornal impresso. Durante as aulas puderam manusear de forma livre as edições, que também foram analisadas por eles. “Fizemos uma atividade de observação e depois uma análise de todo o material para descobrir o que o jornal traz.”
LEIA TAMBÉM: Aulas da rede estadual em 2024 vão começar no dia 19 de fevereiro; veja calendário
Publicidade
Para garantir que as edições chegassem à escola, Fernanda pediu exemplares através do Instagram do Portal Gaz e os recebeu em mãos do gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Beling. “Ele selecionou o jornal do final de semana por trazer mais conteúdos, e os alunos puderam apreciar mais do que só as notícias”, relembra. Para completar os estudos sobre conteúdos jornalísticos, a professora da Guido Herberts pretende acompanhar os alunos em uma visita guiada à Gazeta Grupo de Comunicações.
O objetivo da atividade, segundo Fernanda, é fazer com que os alunos tenham acesso aos conteúdos jornalísticos sobre o lugar onde eles vivem e ao redor do mundo. “É parte do cotidiano deles, o que chamamos de letramento. É a criança saber as utilidades do texto no dia a dia”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Palco do Saber 2023: alunos da Emef Luiz Schroeder são os vencedores
Publicidade
Os estudantes se mostraram entusiasmados em aula quando a professora indagou sobre o conteúdo da Gazeta do Sul. Eles apontaram seus temas preferidos, entre eles o caderno especial sobre a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
A expectativa agora é pela visita à Gazeta e pela continuação do trabalho no ano que vem, já que o ano letivo está quase concluído. Conforme Fernanda, será possível explorar cada vez mais a temática após a visita das crianças à Redação Integrada. “Vai ser muito divertido, porque eles poderão ver como é produzido o jornal, e no ano que vem vamos explorar as infinitas possibilidades dentro da temática”, antecipa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙