Categories: Regional

Professora de Rio Pardo explora o uso do jornal além da leitura

Para o aniversário de 49 anos que será comemorado em 4 de fevereiro, a professora Cláudia D’Avila Melo resolveu fazer algo diferente. No que ela chamou de aniversário cultural, presenteou a si mesma com uma assinatura da Gazeta do Sul, além de outras experiências culturais. A paixão pelo jornal impresso vem de muito tempo atrás, quando sonhava em ser jornalista. Apesar de ter escolhido a sala de aula, o interesse pelas páginas repletas de notícias continuou.

Professora de artes e produções interativas em Santa Cruz do Sul e Rio Pardo e mediadora cultural da ONG MovimentAção, Cláudia já foi também colunista de jornal. Com a nova assinatura da Gazeta, ela conta que acha muito glamoroso receber a entrega todas as manhãs. Além da leitura, ela destaca que as páginas têm inúmeras utilidades: podem ser guardadas como arquivo e registro histórico, e representam rico material pedagógico.

LEIA MAIS: Gazeta do Sul comemora 76 anos nesta terça

Publicidade

“Faz muito tempo que eu gosto do jornal, tenho um mentor que é o autor francês Célestin Freinet, que é um precursor do uso de jornais em sala de aula. É o que eu faço também, aproveitar o jornal não só para ler”, explica a professora.

Com as páginas, Cláudia monta colagens, quadros e pastas de recortes que são entregues a amigos e personalidades da região. Uma seleção com reportagens envolvendo Rio Pardo foi presenteada ao ex-prefeito Fernando Schwanke. O uso das matérias já foi tema da coluna “Gazeta na Sala de Aula” em 2010.

Com a primeira edição que recebeu nesse fim de semana, a educadora montou quadros decorados com fitas e fuxicos para presentear as duas personagens da matéria de capa, que tratava sobre os sebos de Santa Cruz do Sul. A iniciativa, segundo Cláudia, pode ser reproduzida em casa com as crianças, aproveitando as páginas do jornal após a leitura para fins de aprendizagem.

Publicidade

LEIA MAIS: Gazeta comemora 76 anos com publicação especial

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.