Uma sessão solene em homenagem à professora Betânia Mahl e à EMEF Luiz Schroeder foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, 17, pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A proposição foi do vereador Ari Thessing (PT). O objetivo foi reconhecer o trabalho realizado com o projeto “Expoagro Afubra – Agricultura e meio ambiente”, da EMEF Luiz Schroeder, que resultou na conquista do prêmio Fala, Professor!, no final de 2019.
Participaram da sessão solene, conduzida pelo presidente Elstor Desbessell (PTB); o secretário Gerson Luís Trevisan (PSDB); a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques de Souza; a diretora da EMEF Luiz Schroeder, Ana Patrícia Rodrigues Fontoura; Márcia Pereira, representante do projeto Fala, Professor!; e o presidente da Afubra, Benício Albano Werner.
Betânia foi agraciada com o prêmio na categoria Anos Finais. A iniciativa instigou os alunos a refletir sobre ações concretas para melhoria do meio ambiente, analisando a vida no meio rural. De acordo com a professora, os resultados foram alcançados ao longo do ano, pois a escola usufrui dos produtos plantados e colhidos a partir da implantação da horta escolar, sem agrotóxico, na merenda e nas festividades promovidas pela comunidade escolar.
Publicidade
No educandário houve a construção de uma composteira e foram realizadas ações de recolhimento de óleo saturado, de latinhas, de lacres e tampinhas plásticas para doação a ONGs. Brinquedos também são confeccionados com uso de materiais recicláveis para uso das crianças das séries iniciais.
“Este projeto buscou a socialização dos alunos do 6º ao 9º ano com outras realidades, além de pensar e criar ações sustentáveis que auxiliassem na melhoria do meio ambiente”, citou Betânia.
O prêmio Prêmio Fala, Professor! teve a segunda edição realizada no ano passado. Idealizada por Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes, a premiação se dividiu em quatro categorias do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Os educadores finalistas foram das cidades de Campo Bom, Canoas, Lajeado, Mato Leitão, Novo Hamburgo, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul, Santiago, Teutônia e Tupandi. Os quatro professores destaques foram premiados com valor líquido de R$ 5 mil e as respectivas escolas com R$ 10 mil para investimentos internos. As inscrições receberam 1.360 projetos. Os critérios de avaliação abrangem o envolvimento dos estudantes no projeto, a criatividade, inovação desenvolvimento do espírito de cooperação e civilidade, além de benefícios à comunidade local e impacto social. A comissão avaliadora contou com cerca de 70 especialistas em educação.
Publicidade
Além de Betânia, foram ainda homenageadas a própria escola e os professores que se envolveram no projeto.
This website uses cookies.