Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

de VENÂNCIO AIRES

Professor do IFSul viaja para estudar na Irlanda

Foto: Arquivo Pessoal

Guiherme superou duas etapas de seleção. Ele ficará no país europeu até maio de 2025

A busca por qualificação profissional resultou em uma grande conquista para Guilherme Alfredo Genehr, de 42 anos. Professor do campus de Venâncio Aires do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), ele venceu milhares de concorrentes e foi um dos 28 brasileiros contemplados com uma bolsa de estudos na Mary Immaculate College (MIC), na cidade de Limerick, na Irlanda. Genehr embarcou terça-feira e ficará no país europeu até maio do próximo ano.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede bolsa de estudos de pós-graduação em Liderança e Gestão Educacional. Genehr conta que ficou sabendo da seleção quando recebeu um e-mail do IFSul com a divulgação do edital e prontamente fez a inscrição.

LEIA TAMBÉM: Caravana de Direitos na Reconstrução segue em Venâncio Aires nesta semana

Publicidade

A seleção teve duas etapas, A primeira foi o envio de uma carta de intenção onde cada candidato precisou justificar o interesse e os benefícios que o programa poderia trazer à instituição onde atuam e para o País, bem como comprovar um nível mínimo de inglês.

A partir disso, 120 profissionais foram selecionados para a segunda fase, que consistiu em aperfeiçoamento do inglês acadêmico e avaliações periódicas, tudo isso já feito pela instituição irlandesa. Por fim, somente 28 inscritos foram classificados, um de cada estado brasileiro, um do Distrito Federal e um no regime de ampla concorrência.

“O sentimento quando soube da seleção, nem sei dizer, fiquei muito contente”, afirma Genehr. Ele recorda que já havia tentado no edital anterior, lançado em 2022, mas não obteve sucesso. “Agora me inscrevi de novo, estudei muito, batalhei e me dediquei demais a isso.”

Publicidade

Ele entende que o conhecimento que vai adquirir na Irlanda agregará muito não somente à carreira, mas também ao IFSul e aos alunos. “Foi tudo em inglês e havia muitos professores da área de linguagens, enquanto eu sou engenheiro mecânico, então acredito que o nível de dificuldade para mim foi maior.”
Em relação às expectativas, o professor afirma que não ficam somente em torno do curso, mas também na experiência de viver fora do País.

O foco em liderança e gestão educacional da especialização, acrescenta, será valioso para poder enfrentar os desafios existentes no Brasil. “Espero poder conhecer outras realidades, outras culturas e, quem sabe, poder adaptar isso para tentar melhorar o nosso sistema de educação.”

Ajuda da Capes

Alexandre Genehr embarcou para São Paulo na última segunda-feira, onde participou de um evento na Embaixada Irlandesa. Na tarde de terça, rumou ao país europeu, onde ficará até maio de 2025. Durante esse período, ficará instalado em um apartamento na própria universidade e receberá ajuda financeira de cerca de 500 euros mensais para se manter no país. Além disso, a Capes custeará as passagens de ida e volta.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.