Categories: Centro-Serra

Produtores devem vacinar rebanhos contra a aftosa

A fiscal da Inspetoria de Defesa Agropecuária Sobradinho Claudia Dalmolin Soares participou do Giro Regional da Gazeta FM, na manhã desta quinta-feira, 5. Na oportunidade, ela falou sobre a importância da vacinação do rebanho de gado contra a febre aftosa. “Queremos chegar a um estágio de erradicação sem precisar da vacina”, disse. Hoje, o estado está livre da doença, porém ainda é necessária a vacinação dos animais. O Estado disponibilizará, de forma gratuita, até dez doses para cada produtor. Para quem deseja adquirir mais vacinas, a dose custa R$ 1,50 nas agropecuárias da região. O produtor que não declarar a vacinação estará sujeito a multa de até R$ 1.028,65, além de bloqueio de cadastro.

O roteiro de vacinação contra a febre aftosa na região de atuação da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Sobradinho será divulgado durante os noticiários da Rádio Gazeta FM. Os produtores devem levar comprovante da declaração e isopor com gelo. A Inspetoria informa, também, que as vacinas não serão fracionadas, por esse motivo os produtores devem se organizar em grupos para retirar as doses para facilitar a entrega.

Claudia destacou, ainda, a preocupação com o mormo. Conforme ela, foram sacrificados cinco animais em uma propriedade, no interior de Passa Sete. “Somente nessa propriedade foi diagnosticada a doença, por isso estamos trabalhando para sanear esta propriedade”, explicou. Ela ainda disse que para participar dos rodeios, os participantes que levarem animais têm de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Para garantir o documento, os donos de animais devem apresentar os exames de sanidade dos animais.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.