Categories: Geral

Produção de Tabaco é defendida pelo deputado Pedro Pereira

O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB/RS) ficou indignado com uma manifestação da ministra da Agricultura Katia Abreu, no microblog Twitter, onde ela afirma que, quando voltar ao senado, vai protocolar um projeto de lei para proibir a fabricação de cigarros no país. Nesta terça-feira, 15, durante a Sessão Plenária, o parlamentar tucano ocupou a tribuna para criticar a ministra e defender a plantação de fumo no Brasil. Segundo Pereira, fumar não tem nada a ver, com a produção de tabaco e fabricação de cigarros. “São coisas completamente diferentes, proibir a fabricação é abrir de vez as portas para o contrabando, pois os fumantes não deixarão este hábito” declarou.

O parlamentar disse ainda que os três Estados do Sul do Brasil, foram responsáveis por 98% de toda a produção brasileira na safra 2014/2015. No total foram 692 mil toneladas, mais da metade foi produzida no Rio Grande do Sul, cerca de 354 mil (51%). A maior parte desta produção (85%) é destinada ao mercado internacional e o tabaco brasileiro abasteceu, na última safra, 97 países. No campo, o trabalho envolve mais de 600 mil pessoas, são 154 mil produtores, espalhados nos 619 municípios da região. Em todo o país, as empresas do setor geram mais de 40 mil empregos diretos.

Aqui no Estado, são 80 mil produtores e 320 mil pessoas do meio rural que dependem da produção do tabaco para sobreviver em 264 municípios. Para Pereira é muito preocupante esta “besteira” publicada pela ministra. “A função dela, era de procurar valorizar os empregos e tentar manter o homem no campo com dignidade” salientou.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.