Regional

Produção de noz-pecã é alternativa para diversificação nas propriedades rurais

Um dos temas que também esteve em ênfase na 21ª Expoagro Afubra foi a diversificação rural. Uma opção encontrada pelo visitante, dentro do parque, foi a noz-pecã. No estande da Divinut, de Cachoeira do Sul, produtores puderam conferir técnicas de como iniciar o cultivo da fruta e, alternativas para comercialização, sendo mais uma fonte de renda para a família.

LEIA TAMBÉM: Emater apresenta alternativa para manter o solo úmido durante a estiagem

O diretor da empresa, Edson Roberto Ortiz, disse que a Expoagro é uma feira que oferece essa oportunidade de poder mostrar outras opções de renda aos agricultores do Vale do Rio Pardo. “Nossa empresa vem com a proposta de diversificar, pois como acontece com a produção de tabaco nós também ofertamos ao produtor todo o aporte necessário para o cultivo do fruto”.

Publicidade

Produtos de origem da Noz-pecã puderam ser conferidos na Expoagro
Diretor da empresa, Edson Ortiz apresentou o produto na feira

LEIA TAMBÉM: Jovens desenvolvem creme que protege contra a doença da folha verde do tabaco

A empresa é responsável pelo maior viveiro de nogueira-pecã do mundo, com 400 mil mudas em todas as fases de crescimento, acomodadas em canteiros sombreados e estufas. “A gente apresenta o que tem de novo como equipamentos, aplicativos e variedades de mudas. A feira foi um momento de tirar dúvidas para quem quer conhecer o produto e, também, dar suporte para quem já pratica o plantio de nozes-pecã”, sublinhou Edson.

A Expoagro também proporcionou apresentar as perspectivas do mercado e projeção para a nova safra, que inicia nos próximos dias. No espaço, os produtores rurais também conferiram produtos oriundos da noz-pecã. “Aqui tudo se utiliza, como a casca que vira um chá-preto e outras especiarias”, elencou o diretor. A empresa acompanha mais de 4 mil pomares de produtores que aderiram ao produto, atingindo cerca de 600 municípios na região Sul do país.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.