Bolachas artesanais produzidas por funcionárias da cozinha do Hospital Santa Cruz (HSC) têm deixado mais saborosas as tardes de sábado dos pacientes internados na casa de saúde. A iniciativa busca amenizar a ansiedade, confortar e incentivar os pacientes a enfrentarem os desafios da internação.
As bolachas, que são acompanhadas de cartões com mensagens de otimismo, são direcionadas aos pacientes das alas de internação adulto. A cada sábado, as irmãs Ilsi Neumann, de 65 anos, e Neli Müller, de 66, dedicam-se ao lanche da tarde produzindo diferentes tipos de bolachas, como amanteigadas, de mel, de champanhe, entre outras.
Cozinheiras e responsáveis pela padaria do hospital, após o trabalho na produção de pães e bolos elas ainda encontram tempo, paciência e dedicação para o preparo dos biscoitos.
Publicidade
“Dá pra ver que elas fazem porque realmente gostam, não precisa nem pedir”, contam as nutricionistas Carolina Antunes, Cinara dos Santos e Kelly Labres Figueiredo, do Setor de Nutrição e Dietética da instituição.
Quando Ilsi começou a trabalhar na padaria do HSC, há 38 anos, o costume de fazer biscoitos para os pacientes já existia em épocas de Páscoa e Natal. “A gente apenas deu continuidade”, revela. Neli, com 41 anos de HSC e 29 na padaria, ressalta que a prática é um ato de carinho pelos pacientes.
No café da manhã da maternidade também começaram a ser entregues, neste ano, bolachas em formato de coração com mensagens direcionadas às mães que deram à luz. “Nossas doceiras fazem parte da história do Hospital e estão sempre inovando para surpreender os pacientes”, elogia a gerente de hotelaria e serviços do HSC, Neijan Konzen.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz abre inscrições para a residência multiprofissional