A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Grêmio e pediu liminar para que o Grêmio entre em campo somente com portões fechados nos jogos como mandante. Além disso, a solicitação também inclui que a equipe fique proibido da carga de ingressos nos jogos como visitante até o julgamento do processo no STJD do Futebol. O motivo foram infrações cometidas pela torcida gremista, logo após a partida contra o Palmeiras, realizada nesse domingo, 30, na Arena. O clube foi enquadrado no artigo 213 por não reprimir a invasão, desordens e lançamento de objeto; e no artigo 211 por deixar de manter o estádio com a infraestrutura necessário para garantir a segurança da partida.
A liminar foi encaminhada para análise do presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha. A Procuradoria emitiu uma nota destacando a gravidade dos fatos. “A partida entre Grêmio e Palmeiras, válida pela 29ª rodada da série A, foi marcada por confusão e violência. Após o apito final, um grupo de torcedores invadiu o campo de jogo, depredaram a cabine do VAR e outros equipamentos de transmissão. Há, ainda, relatos de agressões a profissionais de imprensa e fotógrafos. Imagens da transmissão também mostraram briga entre torcedores na arquibancada e o arremesso de objetos no campo do jogo”, diz o documento. O delegado da partida, Marcos Roberto Caduri de Almeida, informou que o registro policial também foi feito.
LEIA MAIS: Grêmio perde para o Palmeiras na Arena
Publicidade
O lateral Rafinha, que não estava relacionado devido ao terceiro cartão amarelo e foi citado na súmula, acabou denunciado por ofensa. O árbitro da partida, Sávio Pereira Sampaio, relatou na súmula as ocorrências, tanto relacionadas à torcida quanto ao jogador. “Informo que, no intervalo da partida, quando a equipe de arbitragem se deslocava para o vestiário, na zona mista, o atleta proferiu as seguintes palavras, de forma ofensiva, desrespeitosa, em alto tom de voz por repetidas vezes à equipe de arbitragem: ‘Vocês vão se f****, vieram nos prejudicar”. Ao final da partida, o atleta proferiu as seguintes palavras de forma ofensiva, desrespeitosa, em alto tom de voz por repetidas vezes à equipe de arbitragem: “Você e o Igor do VAR vieram nos prejudicar, vai se f****, vai tomar no c*'”, registrou. A pena para o caso de ofensa é multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil e suspensão de uma a seis partidas.
Após o jogo, a Diretoria de Competições da CBF ingressou com Notícia de Infração no STJD do Futebol, informando sobre o arremesso de um sapato no gramado, da invasão de torcedores no campo e sobre o dano aos equipamentos do var, transmissão e da própria CBF. O próximo jogo do Grêmio em casa está marcado para terça-feira, 9, contra o Fluminense, oitavo colocado no Brasileirão.
LEIA MAIS: Gabriel Chapecó é chamado por Tite para jogos das Eliminatórias
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!