Um carregamento com quase 5 mil doses da vacina contra a Covid-19 chega nesta segunda-feira, 27, a Santa Cruz do Sul. Da remessa, pelo menos 3 mil estão reservadas para segunda aplicação, 1.386 serão para reforço (terceira dose) e 600 destinadas a quem ainda não foi vacinado. Com isso, a Prefeitura vai dar sequência à campanha de imunização. Além dos grupos prioritários já contemplados, a vacina também poderá ser acessada por adolescentes de 14 anos. Ao todo, 13 unidades de saúde terão imunizante disponível para esse público.
Não é preciso agendar horário para se vacinar (confira cronograma completo abaixo). Além disso, serão aplicadas primeiras doses em pessoas de 18 anos ou mais que ainda não fizeram; reforço em indivíduos com mais de 70 anos e imunossuprimidos; e segundas doses da Coronavac, Pfizer e Covishield – todas sem necessidade de agendamento. Os postos de saúde que farão as aplicações contra a Covid-19 nesta segunda-feira não realizarão vacinas de rotina neste dia.
LEIA TAMBÉM: Vacinação contra a Covid-19 segue para adolescentes de 14 anos nesta segunda
Em entrevista à Gazeta do Sul na noite desse domingo, 26, a secretária de Saúde, Daniela Dumke, salientou que a vacinação no município vem sendo realizada dentro de uma boa média. Contudo, ela revelou que a cobertura entre adolescentes ainda está abaixo do previsto. “A gente esperava mais procura dos jovens. É nítido que estão buscando a dose, mas gradativamente, diferente daquela grande demanda como era na fase dos idosos”, explicou. Segundo a secretária, nesta segunda deve ser feita uma avaliação a fim de verificar a possibilidade de baixar a faixa etária para 12 anos já a partir desta terça.
Publicidade
Sobre a oferta da segunda dose e a de reforço, também conhecida como terceira dose, os números são considerados bons pela secretária. No entanto, Daniela afirma que eles poderiam ser ainda melhores, pois há um percentual da população do município que ainda não procurou os postos de saúde para receber o imunizante.
LEIA TAMBÉM: RS já vacinou 19% dos adolescentes e aplicou 33 mil doses de reforço
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde desenvolve um trabalho para apresentar os benefícios da imunização. “Temos pessoas que ainda acham que a vacina não ajuda, acabam criando tabus, e não vão. A gente vem fazendo uma campanha forte com essa parte da população, para tirar a imagem que se cria com esse medo da vacina, orientar sobre qual é o objetivo do imunizante e desmentir as orientações falsas às quais as pessoas, por vezes, acabam se apegando.”
Publicidade
“Além de nos protegermos com a vacina, estaremos protegendo os outros ao nosso redor. Muitas pessoas dizem que vão pegar o vírus igual mesmo com a vacina, mas a questão da gravidade precisa ficar muito clara. As doses são para evitar o agravamento da doença, e os indicadores de internações e mortes estão provando isso, com os índices que caíram bruscamente. Isso é um reflexo claro da imunização”, finalizou Daniela Dumke.
LEIA TAMBÉM: Morte de adolescente não tem relação com vacina contra a Covid-19, diz Anvisa
SIS UNISC: 8h30min às 11h30min e 13h30min às 16h30min
Postos de Saúde da área urbana: 8 às 11h30min e 13 às 16h30min
Postos de Saúde do interior: 8 às 11h30min e 13 às 16 horas
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.