A procura pela confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) está atrasando em dois meses o agendamento em Santa Cruz do Sul. Na unidade local da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), são solicitadas 20 impressões do documento por dia.
De acordo com a coordenadora da FGTAS em Santa Cruz, Fabiana Krainovic Landesvatter, o período de férias – comum durante o mês de janeiro – contribui para o movimento. “Jovens de 14 anos também podem fazer o documento. Nesta época, eles procuram por este serviço”, justifica.
Para quem não tem urgência, a recomendação é aguardar. Por conta do volume de pedidos, o sistema está agendando a confecção da carteira apenas para o mês de março. “O agendamento é feito pela internet e funciona, mas por causa da quantidade de solicitações, pode demorar um pouco”, alerta.
Publicidade
Entenda
O agendamento é feito pelo site da FGTAS. A confecção da carteira de trabalho é gratuita. Para fazer o pedido do documento é preciso ter a Carteira de Identidade e a certidão de nascimento ou casamento, ambas originais e em bom estado de conservação. É preciso levar o CPF e também algum documento que tenha o CEP da residência do trabalhador.
Em caso de perda ou roubo, é necessário apresentar os documentos, junto com o boletim de ocorrência referente ao desaparecimento. Para a continuação da carteira, todos os documentos, mais a via anterior da CTPS.