O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Venâncio Aires conta com uma novidade que deve trazer melhorias para os consumidores que forem até o local explanar suas demandas. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o órgão está implementando o processo eletrônico. Com a mudança, os procedimentos não serão mais realizados por papel, fazendo com que o armazenamento e o processamento de dados sejam informatizados.
A mudança consistirá na digitalização dos procedimentos, com a economia de material de expediente como folhas, envelopes, selos e tinta de impressora. Inicialmente, a adesão ao procedimento ocorre com grandes empresas. Todos os arquivos dos consumidores serão virtuais.
O coordenador municipal do Procon, Eneias Ivan Ness Peiter, informou que a utilização da informatização do serviço deve trazer apenas benefícios. “Trata-se de um grande avanço no serviço público. Pelo corte de despesas principalmente, mas também em virtude da maioria dos procedimentos serem feitos contra empresas de grande porte, o que vai dar agilidade”, ressalta.
Publicidade
Para abertura de processo contra empresas de pequeno e médio portes, os procedimentos continuarão da mesma forma, mediante processo físico. Quando o termo de adesão volta ao Procon devidamente assinado, a empresa recebe um login e uma senha para fazer o acompanhamento do processo eletrônico. O Procon funciona das 9 horas às 15 horas, sem fechar ao meio-dia e tem distribuição das fichas no máximo até as 14h30.
This website uses cookies.