Procon de Santa Cruz teve aumento de 102% nas reclamações em 2021

As reclamações relacionadas a assuntos financeiros formaram o maior número de registros feitos pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Cruz do Sul em 2021. O total de ocorrências também sofreu um aumento de 102% em relação ao ano anterior. Conforme o coordenador do Procon, Marcelo Estula, foram realizados, até o fim de 2021, 1045 atendimentos, contra 516 em 2020. A maioria dos registros foi efetuada por mulheres (54%), e o público acima dos 51 anos foi responsável por 60% das reclamações.

Campeão de reclamações, “assuntos financeiros” atingiu a marca de 40,14% do total de registros, com destaque para os empréstimos consignados contratados sem a solicitação do consumidor. De acordo com Estula, o tema foi recorrente em todo o Brasil, principalmente entre os aposentados – a faixa etária entre 61 e 70 anos foi responsável por 27% dos registros em Santa Cruz. “A gente constatou a necessidade deste público nas relações de consumo”, avaliou.

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Nestas situações, o órgão tem entrado em contato com as instituições financeiras para providenciar a devolução do empréstimo e a interrupção da cobrança. “Encaminhamos vários relatos ao Ministério Público Estadual, que também está atuando nesta questão”, comentou. Conforme Estula, é importante que o consumidor, ao tomar tais empréstimos, certifique-se das condições do contrato, principalmente no que se refere aos juros cobrados e o valor final a ser pago, para não comprometer a própria renda.

Em segundo lugar, ficaram as reclamações sobre serviços essenciais, como telefonia, internet, água e energia elétrica, com 22,06% dos registros. E a terceira posição foi assumida por questões relacionadas à garantia e troca de produtos, com 21,65%.

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Apesar das dificuldades de atendimento causadas pela pandemia de Covid-19, o Procon adaptou-se à situação, buscando não deixar a população desassistida, implementando também o atendimento pelo WhatsApp no número (51) 3711 4548, que também pode ser usado para ligações. Entretanto, Estula salienta que o atendimento presencial é sempre mais eficiente. “É o ideal, para que possamos ver a reclamação com mais detalhes”, justificou.

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Perspectivas

Como prioridades para 2022, Estula aposta no aprimoramento da estrutura do Procon, com um número maior de atendentes. Outra iniciativa para o próximo ano é a criação de um setor de fiscalização, para verificar o cumprimento da legislação pelos estabelecimentos comerciais, como, por exemplo, precificação e validade dos produtos, atendimento das denúncias dos consumidores e levantamento de preços para divulgação de pesquisas (material escolar e cesta básica, entre outros). Além disso, o órgão se prepara para implementar audiências de conciliação entre consumidores e as partes reclamadas e a instauração de processos administrativos para a aplicação de multas.

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Outro item destacado é o aprimoramento da pesquisa sobre o preço dos combustíveis – que pode ser consultada no site da Prefeitura, em um banner à direita da página. Conforme Estula, o levantamento tem como objetivo fomentar a concorrência entre os postos e fornecer informações ao consumidor para que ele possa escolher o melhor preço. “Em 2022 devemos apresentar o novo formato, com mais dados, para que o cidadão possa decidir onde abastecer”, concluiu.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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