Geral

Procon de Santa Cruz realizou 3.985 atendimentos em 2024

O Procon de Santa Cruz do Sul realizou 3.985 atendimentos a consumidores em 2024. Nesse número estão incluídas consultas e orientações, reclamações e denúncias recebidas pelo órgão ao longo do ano passado. A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, os serviços financeiros são o principal alvo das queixas e correspondem a mais de 50% do total. Impasses com garantia de produtos e prestação de serviços são outros motivos que levam os consumidores a buscar auxílio.

Segundo o coordenador do escritório local, Marcelo Estula, foram 1.381 reclamações registradas em 2024, além de 238 denúncias e 2.366 consultas. O maior problema, como já referido, são os serviços financeiros. “Principalmente relacionados aos empréstimos consignados dos aposentados. Percebemos que essa ocorrência tem se mantido nos últimos anos”, observa. Em função disso, a faixa etária mais prejudicada é a de idosos que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

LEIA TAMBÉM: Com incremento nas movimentações, portos gaúchos encerram 2024 com saldo positivo

Publicidade

Coordenador do escritório local, Marcelo Estula

Essa situação, revela Estula, é motivo de preocupação porque as dificuldades financeiras influenciam negativamente a vida dos envolvidos. “As pessoas geralmente chegam aqui com muitos problemas e estressadas, então tentamos dar o melhor atendimento e buscamos resolver essas questões.” As denúncias e queixas, acrescenta o coordenador, muitas vezes são acompanhadas de um documento ou contrato assinado pelo próprio reclamante, que não leu as condições antes de assinar.

A orientação do profissional aos consumidores é sempre ler os termos e ter plena ciência antes de proceder. Em caso de dúvidas na hora da contratação, o Procon está disponível para esclarecimentos e orientações. “Verificamos também se a situação é legal, a fim de evitar que o usuário caia em algum tipo de golpe.” A desatenção pode trazer surpresas desagradáveis no futuro, por isso é fundamental ter conhecimento e auxílio de pessoas capacitadas para esse tipo de análise.

LEIA TAMBÉM: Detonação de rochas na RSC-287 bloqueará o trânsito na tarde desta terça-feira; veja horário

Publicidade

Depois dos serviços financeiros, empecilhos com garantia de produtos, entregas e prestação de serviços de telecomunicações são as queixas mais recorrentes. “São problemas referentes a cobranças indevidas, cancelamentos e faturas ou mesmo o serviço em si.” No caso dos produtos, trata-se de mau funcionamento ou itens que não atingiram a expectativa após a compra, além de dificuldade para conserto ou troca de itens defeituosos dentro do prazo de garantia de fábrica. Viagens, transportes e turismo completam a lista.

Órgão atua também na prevenção e na fiscalização

Marcelo Estula salienta que o Procon não atua somente quando é acionado. O órgão conduz ações de prevenção e fiscalização. Uma delas pôde ser vista em 29 de novembro do ano passado, na Black Friday.
“Orientamos e divulgamos na mídia local informações para que o consumidor não caísse em golpes e não tivesse problemas. Isso ajudou muito a reduzir as reclamações em relação aos anos anteriores.” Observa que os compradores estão mais atentos e menos suscetíveis a cair em golpes.

Desde 2023, o Procon possui um setor de fiscalização com diferentes frentes de trabalho. Os fiscais atuam em lojas e supermercados – conferindo se o preço anunciado nas gôndolas é o mesmo cobrado no caixa e a validade de produtos – , em postos de combustíveis e até mesmo verificando fios de postes caídos nas vias públicas. “Tivemos um maior número de denúncias quanto a isso e estamos em parceria com o Ministério Público e a RGE para tentar solucionar esse problema de maneira mais eficaz.”

Publicidade

Colaborou Jaime Friedrich

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.