Polícia

Procon apreende produtos falsificados em loja de celulares de Santa Cruz

Na última semana, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma operação de fiscalização em uma loja de celulares de Santa Cruz do Sul. A ação foi realizada após o órgão ter recebido uma denúncia anônima de um consumidor, que teria adquirido um carregador, e suspeitou do item.

A vistoria contou com a presença do Fiscal do Procon Municipal, um representante da Apple, com o apoio da Guarda Municipal, que garantiu a segurança durante a operação. Durante a inspeção, foram encontrados itens que não atendiam aos padrões de qualidade e autenticidade, configurando a comercialização ilegal de produtos falsificados.

LEIA TAMBÉM: PRF prende taxista que divulgava localização de “blitz” policiais em grupo de WhatsApp

Publicidade

Em decorrência da irregularidade, o Procon Municipal abriu um processo administrativo contra o estabelecimento, que poderá ser multado e responsabilizado pela venda de produtos não autorizados, conforme as normas do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o coordenador do Procon local, Marcelo Estula, consumidores que utilizam produtos falsificados, como carregadores e acessórios para celular, podem enfrentar sérios riscos. Ainda segundo ele, esses itens, por não possuírem os selos de segurança e certificação exigidos, podem apresentar falhas, comprometendo a segurança dos dispositivos, sobrecarregar a bateria, causar superaquecimento e até incêndios. Além disso, o uso de produtos falsificados pode danificar o aparelho e invalidar a garantia do fabricante.

LEIA TAMBÉM: Fiscalização apreende azeite de oliva adulterado em duas redes de supermercados no RS

Publicidade

Consumidores que quiserem efetivar uma denúncia, devem entrar em contato com o Procon pelos telefones 151 ou 51 3120 4650 (WhatsApp).

LEIA MAIS DE POLÍCIA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.