Uma campanha de chamamento dos veículos da marca Audi, modelos A4 Avant 2.0, ano modelo 2013 e 2014; A4 Sedan 2.0, ano modelo 2013 e 2014; A5 Cabriolet 2.0, ano modelo 2012 a 2014; A5 Sportback 2.0, ano modelo 2012 a 2014, está sendo promovida pela Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. A medida ocorre para substituição da bomba suplementar do líquido de arrefecimento do motor
A empresa constatou que partículas no líquido de arrefecimento provenientes de agentes externos ou penetração de umidade na eletrônica da bomba suplementar de arrefecimento do motor podem acarretar no bloqueio do componente. Se bloqueada ou em curto-circuito, a bomba suplementar do líquido de arrefecimento do motor pode superaquecer, com risco de incêndio no compartimento do motor, podendo ocasionar danos materiais e físicos aos ocupantes dos veículos e a terceiros.
A Kia Motors do Brasil Ltda. promove campanha de chamamento do veículo da marca Kia, modelo Carnival, ano modelo 2016 a 2019, produzidos entre 17 de junho de 2015 e 5 de fevereiro de 2018, chassis do 113707 ao 437433 devido à problema na unidade eletrônica de comando das portas deslizantes automáticas.
Publicidade
Entre os riscos e implicações está a continuidade do fechamento da porta automática mesmo tendo sido constatada a existência de obstáculo, com possibilidade de resultar em lesão física às pessoas e/ou membros que eventualmente estejam na rota do trilho de fechamento da porta automática.
Para saber se um produto é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor.
Sistema
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também mantém em seu site o sistema online de recalls, com as campanhas informadas ao DPDC desde 2002. Ao acessar o sistema, é possível localizar o recall referente ao produto pesquisado, com informações sobre o período de fabricação do produto, lotes afetados, data de comunicação do recall, aviso de risco, entre outras.
Publicidade