Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Procissão e missa à margem do rio marcam homenagem a Navegantes

Foto: Alencar da Rosa

Procissão teve início na frente da Igreja Matriz e seguiu até o Mirante dos Ingazeiros

A comunidade católica de Rio Pardo participou na noite dessa quarta-feira, 2, da homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A programação começou na frente da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de onde partiu a procissão motorizada. À frente, uma caminhonete levou a imagem da santa e os marinheiros que carregam o andor.

A culminância da atividade, realizada no feriado em referência à Senhora das Águas, foi no mirante da Praia dos Ingazeiros. O padre Maurizan do Nascimento celebrou missa ao ar livre, que contou com momentos especiais, como a bênção de velas e da garganta, na busca de garantir saúde para todos os abençoados. Em um discurso de prece contemporâneo, o sacerdote também pediu chuva para amenizar os efeitos da estiagem na região.

As duas ações, assim como a procissão realizada na terça-feira à noite, em homenagem a Iemanjá, tiveram o apoio da administração municipal, segundo o secretário de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Tiago Mello. “A Prefeitura ajudou com o suporte, como carro e a fiscalização de trânsito durante a passagem dos veículos, e hoje (quarta-feira) com som e luz”, destaca.

Publicidade

LEIA MAIS: Rio Pardo homenageia Iemanjá e Navegantes

O Município acredita na atração de público para acompanhar a programação, iniciada nessa quarta em comemoração aos 260 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. As atividades devem se desenvolver durante o ano. A homenagem a Navegantes foi transmitida pela rede social da paróquia.

Nas águas, sob as bênçãos de Navegantes

Enquanto os rio-pardenses aproveitavam o entardecer para realizar exercícios na pista da Perimetral, uma família chamava a atenção dos devotos no Mirante dos Ingazeiros. Vanderlei Moraes de Oliveira carrega o andor de Nossa Senhora dos Navegantes há 25 anos e faz isso vestido com a roupa que identifica a sua profissão, antes de aposentar-se: era marinheiro.

Publicidade

“Fui piloto fluvial e alcancei muitas graças com a Santa. Nas horas difíceis, ela sempre nos ajuda, tanto na água como na nossa família, em terra”, relata. Com Oliveira, sua esposa Susane Gonçalves e a neta Ágata, de apenas 2 anos, também estavam vestidas como marinheiras. “É o segundo ano que minha neta participa”, diz orgulhoso.

Vanderlei, a esposa Susane e a neta Ágata participam vestidos como marinheiros | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: Dia de Navegantes é feriado em três municípios da região

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.