Cultura e Lazer

Procissão das Criaturas vai visitar os clássicos da literatura neste sábado

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.” Essa frase, que faz parte de uma das histórias que será contada neste sábado, na Praça Getúlio Vargas, resume o espírito da Procissão das Criaturas 2022. Por meio da literatura, pessoas de todas as idades vão poder soltar a imaginação e se divertir com contações de histórias, performances teatrais e tudo mais que a programação reserva. Para garantir a inclusão, haverá tradução em libras.

Esta não será a primeira vez que a contação de histórias fará parte da programação da Procissão das Criaturas. Conforme o realizador Eduardo Dalla Costa, na última edição presencial, em 2019, esse tipo de atividade já havia sido incluída no projeto cultural. “Mas há uma diferença neste ano, porque há uma dedicação muito maior às artes cênicas”, detalhou. Segundo ele, as contações de histórias e performances teatrais são alguns dos pontos que pretendem atrair mais atenção do público.

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas vai proporcionar uma volta ao mundo na Praça Getúlio Vargas

Publicidade

A agente cultural do Sesc Lisi Giles lembra que a contação de histórias é o principal ingrediente para a construção do imaginário das pessoas desde a infância. “Proporciona construção de personagens e viagens a um mundo de fantasia, magia e idealizações, conforme a consciência de vida”, explica. Nesse sentido, Lisi diz que é um orgulho para o Sesc fazer parte da Procissão das Criaturas, já que é um projeto que incentiva a leitura, que é um dos princípios da entidade.

Assim, a exemplo de outras atividades realizadas pelo Sesc neste ano, como a Feira do Livro, a Procissão das Criaturas tende a ser um sucesso de público. “Há muitas pessoas se preparando para este momento”, adiantou Lisi.

LEIA MAIS: Ação social reúne crianças do projeto AABB Comunidade

Publicidade

O Projeto Procissão das Criaturas está sendo financiado pela Lei de Incentivo Fiscal Federal, Pronac nº 202214, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. O patrocínio da 8ª Procissão das Criaturas é da Pitt Jeans, Docile Alimentos, Aços Favorit, Clip Grafitte, Charrua Hotel, Samaq Massey Ferguson, Lothar Krause e Medlive; apoio da Gazeta FM 101,7, Himarte Net, Dom Alberto, Unimed VTRP, Assemp, Sesc, Proeza Beer e Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Eduardo Dalla Costa – Bureau de Ideias, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Soltar a imaginação é a chave para a contação de histórias

A professora e contadora de histórias Daniela Ruppenthal Moura vai se apresentar em dois momentos na Procissão das Criaturas. Pela manhã, às 11 horas, vai contar A Volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. Em seguida, às 13 horas, volta ao palco com Os músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Por se tratarem de clássicos, o desafio será criar uma narrativa leve e envolvente, que arrebate todos os públicos.

LEIA MAIS: Viés solidário que se repete na Procissão das Criaturas

Publicidade

As duas histórias foram sugeridas pela organização da Procissão das Criaturas. “Achei muito interessante trazer esses clássicos da literatura. Será um desafio, já que é algo diferente do que estou acostumada, principalmente A Volta ao Mundo em 80 dias, que não é tão infantil.” Daniela está envolvida na preparação da contação desde julho, em um processo que demanda leitura, síntese, elaboração de roteiro e apropriação da narrativa. “Cada dia ‘costuro’ um pouquinho, fazendo associações e compondo com detalhes”, relatou.

Cada história terá duração de aproximadamente 20 minutos e, conforme Daniela, os principais elementos utilizados por ela serão linguagem corporal, entonação de voz e o “olho no olho”. Isso porque a contação requer poucos adereços. “Se eu usar alguma coisa, serão pequenos objetos, apenas para marcar a transição entre personagens e não perder o fio condutor”, adiantou. Entre as preocupações da contadora está utilizar uma linguagem acessível, mas sem perder a essência da obra. “Vai muito de sentir a energia do público e acreditar na história que estou contando”, disse.

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas fará grande entrega cultural para Santa Cruz do Sul

Publicidade

A satisfação de Daniela será instigar a curiosidade dos espectadores. “Se saírem querendo conhecer a obra, será ótimo”, destacou. Aliás, ela salienta a importância de a literatura ter espaço em um projeto cultural de qualidade, gratuito, como é a Procissão das Criaturas.

Formada em Pedagogia, Daniela mergulhou no universo da contação de histórias ainda durante a trajetória acadêmica. Assim, a partir de estudos sobre a infância, começou a receber convites para feiras do livro, oficinas de contação e outras oportunidades. E lá se vão 11 anos de experiência.

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas entra oficialmente para calendário de eventos do Rio Grande do Sul

Publicidade

História de Sepé Tiaraju

O quadrinista e roteirista Clayton Cardoso, de Santo Ângelo, vai apresentar uma síntese da pesquisa que deu origem à obra “Sepé Tiaraju, a Saga de um Herói”. No livro ilustrado, ele narra a trajetória do personagem durante a guerra guaranítica. De acordo com ele, a narrativa ilustrada, em quadrinhos, facilita o entendimento do texto. “A ilustração traz a ideia da ação da guerra, algo muito diferente dos livros ‘normais’”, comentou. Na percepção de Cardoso, isso desperta interesse nos mais jovens.

Ele mesmo se diz um aficionado por quadrinhos. Desde os 8 anos, esse é o gênero preferido dele. “Eu fui desenvolvendo isso em mim até me considerar capacitado para colocar no papel. E aí a história de Sepé veio a partir do meu interesse pela cultura missioneira”, relembrou. No livro, ele narra a história a partir do Tratado de Madri, em 1750, decisão a qual Sepé foi contrário e liderou uma guerrilha em oposição. Depois de diversas campanhas militares frustradas, o herói guarani morreu em 1756. Ao todo, 1,5 mil indígenas foram dizimados.

LEIA MAIS: FOTOS: procissão das Criaturas tem novidades para a edição deste ano

Ao participar da Procissão das Criaturas, Cardoso espera ter um espaço para difundir a cultura missioneira. “Será uma oportunidade de popularizar essa história, que foi grandiosa. Poucas pessoas têm conhecimento, mas o nome de Sepé está no panteão da Pátria”, finalizou.

Programação

  • 11 horas – A volta ao mundo em 80 dias – Júlio Verne
  • 12h45 – Heróis, ativar!
  • 13 horas – Os músicos de Bremen – Irmãos Grimm
  • 13h25 – Sepé Tiaraju: a saga de um herói! (em quadrinhos)
  • 14 horas – Frozen
  • 14h15 – ATO I – Performance Artística – Emília e Visconde das Histórias de Monteiro Lobato
  • ATO II – Performance Teatral – Fantasia: a magia dos contos de fadas
  • 14h55 – A Bela e a Fera
  • 16 horas – Jack Sparrow e as histórias dos 7 mares
  • 17h40 – As Aventuras do Pequeno Príncipe

LEIA MAIS: Procissão das criaturas: um evento que não para de crescer

Solidariedade também vai estar presente

A Procissão das Criaturas, como sempre, terá um viés solidário. Por isso, a organização pede que os participantes levem um quilo de alimento não perecível, para ser entregue ao Grupo do Bem. A associação estará no local para fazer o recolhimento dos itens. Além disso, a Feira Cultural, que neste ano também será realizada na Praça Getúlio Vargas, vai reunir 22 expositores de diversos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.