ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Procissão das criaturas: um evento que não para de crescer

O novo perfil recebeu cerca de 2,2 mil curtidas e 25 mil visualizações

A Procissão das Criaturas, tradicionalmente realizada em Santa Cruz do Sul durante o mês de outubro, concluiu no último fim de semana a sua primeira edição digital. Mesmo sem a possibilidade de organização da feira e do desfile noturno, o evento marcou a data publicando vídeos caseiros temáticos, feitos pelos seus seguidores e enviados para as plataformas da Procissão. O crescimento em interações nas redes sociais foi de quase 200%.

Na noite do sábado, 31, Dia das Bruxas, a organização divulgou os vídeos que receberam mais curtidas na plataforma TikTok. Ao todo foram 85 participações em vídeo recebidas de todo o Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e até dos Estados Unidos. “O evento digital possibilitou receber produções de pessoas de fora da região: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, São Paulo, inclusive da Califórnia”, explica o organizador, Eduardo Dalla Costa.

Publicidade

LEIA MAIS: Edição digital da Procissão das Criaturas recebe 80 vídeos

Publicidade


Uma das vantagens da edição digital neste ano é a expectativa de que mais pessoas venham de outras cidades e até de outros estados para participar da edição presencial em 2021. “Isso já acontecia de forma orgânica, mas a dimensão digital, sem dúvida, levou o evento ainda mais longe, muitas pessoas vão conhecer ou retornar a Santa Cruz do Sul. Assim, o evento pretende contribuir para aumentar o turismo e fortalecer a cadeia produtiva da região, hotelaria, gastronomia, artesãos, artistas e demais prestadores de serviço”, comenta Dalla Costa.

A opção por não deixar de realizar a Procissão das Criaturas em 2020, mesmo com as limitações da pandemia e das medidas de distanciamento social, rendeu um conteúdo diferenciado e mais contato com os participantes. “O evento acabou encontrando uma oportunidade de se tornar ainda mais próximo do público. Também aproximou admiradores que, mesmo se houvesse a edição presencial, teriam dificuldade de participar”, afirma a coorganizadora da Procissão, Ana Luisa de Lara.

Publicidade


O público em casa exercitou a criatividade produzindo vídeos caseiros temáticos dos filmes, séries e histórias que geralmente eram trazidos para os desfiles. E a aposta da Procissão das Criaturas em investir nas plataformas digitais rendeu bons frutos. O novo perfil @procissaodascriaturas no TikTok recebeu cerca de 2,2 mil curtidas e 25 mil visualizações.

Publicidade

A adesão à versão digital foi tão positiva que, a partir do ano que vem, esse formato acompanhará a versão presencial. Os seguidores também poderão enviar seus vídeos durante todo o ano porque as publicações terão continuidade.

LEIA MAIS: Procissão das Criaturas desafiará a criatividade

Publicidade


Projeto cultural

Publicidade

A partir deste ano, a Procissão das Criaturas se integra à Lei de Incentivo à Cultura e está habilitada a captar recursos provenientes do Imposto de Renda. Empresas que operem no formato fiscal de lucro real podem destinar o IR devido para a Procissão e, em contrapartida, terem as suas marcas relacionadas ao evento. Com isso, a intenção é ampliar o número de atrações e diversificar ainda mais a programação no segmento cultural. Um dos objetivos é abrir espaço para produções teatrais, música, literatura, performances, artesanato, estrutura, além de dar continuidade a um trabalho voltado à educação, iniciado em 2019.

Informações sobre como se integrar ao projeto cultural da Procissão das Criaturas podem ser obtidas com Ana Luisa de Lara, pelo telefone (51) 99442 2511 ou pelo Instagram @luisaaninha, e com Eduardo Dalla Costa, pelo telefone (51) 98146 2726 ou no Instagram @eduardo_dalla_ costa. Também é possível apoiar o evento o ano todo seguindo o perfil @procissaodascriaturas no Instagram, TikTok, YouTube e Facebook.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta