Você sabia que a Procissão das Criaturas, o projeto que normalmente é associado ao desfile temático noturno e reuniu 25 mil pessoas em 2019, também apresenta uma intensa programação cultural durante o dia? São oito horas de espetáculos teatrais, contação de histórias, entrevistas e concursos, acompanhados dos mais diversos expositores e artesãos, de várias cidades do Estado. Toda essa programação, por necessitar de estrutura coberta, sempre aconteceu em espaço fechado, afastado do desfile.
“A Procissão evoluiu desde a proposta inicial em 2015. De evento transformou-se em projeto cultural, o que na prática afirma nosso propósito de contribuir como uma presença cultural permanente no município e de potencializar o turismo”, afirma Eduardo Dalla Costa, organizador do projeto e presidente da Associação Pró-Turismo de Santa Cruz do Sul (Aprotur). “Este também é o primeiro ano em que o evento contará com uma agência de marketing, a Trio Casa Criativa, que será a responsável pela campanha da Procissão”.
LEIA TAMBÉM: Procissão das criaturas: um evento que não para de crescer
Publicidade
Com o intuito de unir a feira de economia criativa e o desfile em um mesmo local pela primeira vez, e garantir que o evento continue gratuito, a Procissão foi aprovada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, o Pronac (Lei de Incentivo Fiscal Federal/Lei Rouanet). Na prática, quer dizer que, através do projeto, está apta a captar recursos do Imposto de Renda – de empresas de lucro real e de pessoas físicas – como patrocínio. Ou seja, uma pequena parte do imposto devido entra como apoio ao projeto ao invés de ser direcionado integralmente ao governo federal.
Assim, as empresas tributadas com lucro real não precisam desembolsar recursos próprios, o valor é 100% abatido do Imposto de Renda. Em caso de dúvidas, a organização do projeto pode ser procurada para explicar e mostrar como funciona todo o processo.
“Os recursos recebidos vão viabilizar a contratação das atrações, aluguel da cobertura da Feira para garantir a realização em caso de mau tempo e continuar oferecendo tudo isso de forma gratuita à comunidade e também para as várias famílias que vêm de outras cidades do Estado”, comenta Ana Luisa de Lara, coorganizadora.
Já estão confirmados como patrocinadores do evento neste ano a Docile Alimentos e Clip Graffite. “Além da inciativa privada, estamos buscando apoio também junto ao poder público municipal e devemos ter a resposta nos próximos dias”, afirma Dalla Costa. A oitava edição acontecerá dia 29 de outubro, na Praça Getúlio Vargas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: assista a transmissão da Procissão das Criaturas
Quem pode apoiar os projetos culturais?
Pessoas físicas que declaram Imposto de Renda no formato completo e empresas tributadas com base no lucro real.
Que documentos preciso para comprovar o depósito e receber o incentivo fiscal?
O Recibo de Mecenato é o documento emitido pelo proponente ao patrocinador ou doador. Ele comprova o aporte realizado ao projeto e proporciona o incentivo fiscal, um procedimento simples e totalmente seguro para empresas e doadores.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas já prepara evento de 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.