Não teve distinção de idade, gênero e parece que por algumas horas até a política foi esquecida. A quarta edição da Procissão das Criaturas aceitou todos os santa-cruzenses que abusaram da criatividade e interpretaram seus personagens preferidos durante uma caminhada noturna horripilante. Teve noiva cadáver, motoqueiro fantasma, vampiro e uma quantidade expressiva de monstros originados de criações próprias. Conforme a Fiscalização de Trânsito, cerca de 15 mil pessoas estiveram no Centro esta noite.
Em sua quarta edição, o evento promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações envolveu crianças, adultos e famílias, todos unidos em nome da cultura geek. A regra foi ser fiel ao perfil dos personagens e se entregar para a fantasia ou para o horror, como boa parte dos participantes fez questão de incorporar.
Pela primeira vez no evento, o jovem Gabriel Schoepf, 15 anos, fez sucesso no evento. Ele, que criou um zumbi com maquiagem assustadora em casa e sem a ajuda de nenhum profissional, foi abordado por inúmeras crianças que pediram para tirar fotos. Para criar o zumbi, ele recorreu aos tutoriais na internet e, literalmente, colocou a mão na massa. “Encontrei uma espécie de pele postiça, passei glicerina, farinha e uma base para dar uma cor mais natural à pele. Depois coloquei a pele no microondas para ficar mais líquida, inseri cola, papel higiênico, algodão e aqui estou eu.”
Publicidade
A criatividade para elaborar as fantasias de forma caseira e, claro, sem gastar tanto, também foi a alternativa do representante comercial Augusto Silva, 24 anos. Ao lado da namorada, Alana Andrade, 21, e do cunhado, Leonardo, de 10, ele deu vida à uma espécie de açougueiro assassino. “Peguei o avental de um parente, pintei para dar ares de sangue, trouxe a faca e a toca”, brincou
Segundo o organizador do evento, Eduardo Dalla Costa, a quarta edição da Procissão das Criaturas, que já faz parte do calendário de eventos do município, foi a que reuniu o maior número de pessoas. Excursões de outras cidades como Santa Maria, Cachoeira do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz marcaram presença.
Mas a aderência dos santa-cruzenses também foi pra lá de significativa. A agente de saúde, Patrícia Zinn, 41, deixou os problemas em casa, incorporou uma maquiagem pesada e prestigiou o evento com a filha, Mariana, 12. “Ano passado nós viemos e já adoramos. Em tempos tão difíceis em que nos deparamos com tanta notícia ruim, encontro aqui um espaço para espairecer e curtir”, disse.
Publicidade
A Procissão e a Feira das Criaturas são uma promoção da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio da Proeza Bar, Shopping Germânia e Município de Santa Cruz do Sul.
Diversão continua
Após a caminhada noturna, a diversão segueno Proeza Beer, na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Marechal Floriano. Os participantes podem dar sequência à diversão até a meia-noite no pátio do pub, onde oito estilos de cerveja artesanal estarão à venda. O ingresso será vendido no local por R$ 10,00 para os caracterizados e R$ 20,00 aos demais.
Publicidade