Ao lado de grandes promoções consolidadas de Santa Cruz do Sul, como a Oktoberfest, a Procissão das Criaturas comemora sua oitava edição integrando oficialmente o Calendário de Eventos do Rio Grande do Sul. O reconhecimento estadual é resultado das mudanças que foram acontecendo ao longo das edições, como o crescimento do público, que passou de 400 em 2015 para aproximadamente 25 mil na última edição presencial, em 2019. O número representa um aumento de 6.000% no intervalo de cinco anos.
A mais significativa mudança é que a Procissão agora é um projeto cultural de artes cênicas, com oito horas ininterruptas de programação. São peças teatrais, contação de histórias, entrevistas com escritores, dança, música, encenações e concursos. Gratuito para a comunidade, o projeto conta também com intérprete de libras durante a programação. Para encerrar todas as atividades, como de costume, acontece o desfile temático noturno.
LEIA MAIS: Procissão das Criaturas já prepara evento de 2022
Publicidade
A Procissão das Criaturas passa a ser denominada projeto, uma vez que deixa uma marca cultural em Santa Cruz. Há mais de 200 pessoas, entre artistas, artesãos e prestadores de serviços beneficiados diretamente com o projeto, sem contar a gastronomia local, hotelaria e comércio, entre outros segmentos, que também são afetados de forma positiva.
Assim como o público, todos os expositores participam gratuitamente do projeto, com número limitado. Os organizadores da Procissão, Eduardo Dalla Costa e Ana Luisa de Lara, explicam que um dos propósitos é fazer de Santa Cruz uma referência para as produções teatrais voltadas à família no Rio Grande do Sul. “Precisamos também diversificar a economia criativa e potencializar o turismo. Na última edição, tivemos a presença de mais de 20 cidades de diferentes regiões. O convite para que os visitantes tenham a experiência de participar do projeto já está em operadoras de viagem”, diz Dalla Costa.
O organizador também salienta que o desafio deste ano é mostrar para a classe empresarial e poder público o quanto o projeto pode contribuir para a economia e a cultura da região. Por isso, a feira cultural e o desfile estarão concentrados na frente da Catedral São João Batista, numa estrutura semelhante à Feira do Livro. “Pela primeira vez, toda a programação vai acontecer ao ar livre, atraindo um público orgânico para conhecer o trabalho cultural”, acrescenta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas tem novidades para a edição deste ano
Em busca de apoio
Após uma pausa devido à pandemia, em 2020 e 2021, neste ano a Procissão das Criaturas está programada para ocorrer no dia 29 de outubro, um sábado. A organização ainda busca completar o valor necessário para o projeto.
“Contamos com a sensibilização do poder público e dos empresários. Precisamos para ontem dessa iniciativa. Temos dois patrocinadores locais e dois de fora da cidade. Necessitamos muito do apoio local e agradecemos às empresas em Lajeado e Grande Porto Alegre por entenderem a importância do projeto. Em 2023 vamos transformar o projeto para a categoria de festival, com vários dias de atrações”, observa Ana Luisa de Lara.
Publicidade
Como colaborar
Patrocínio via lei de incentivo – Sem custo algum. Empresas tributadas com base no lucro real apenas destinam parte do Imposto de Renda devido para patrocinar o projeto.
Patrocínio direto – Todas as informações sobre como contribuir para o projeto podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 98146 2726.
VEJA FOTOS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade