A pandemia de Covid-19 cancelou muitos dos eventos que seriam realizados neste ano, mas não é o caso da Procissão das Criaturas. O já tradicional encontro no mês de outubro não poderá ser realizado presencialmente, mas vai agraciar os participantes com a edição digital 2020, Juntos em qualquer lugar. O lançamento do evento ocorrerá na segunda-feira, com um vídeo explicativo nas redes sociais.
Conforme o organizador, Eduardo Dalla Costa, a data reservada para o evento não poderia passar em branco. “A cultura popular continua sendo consumida em casa. Apesar dos problemas, a parte positiva é que os elos afetivos estão se reforçando no dia a dia. Famílias e também amigos terão mais uma oportunidade de exercitar a criatividade e construírem juntos cenários em casa, fantasias e histórias. Isso é muito rico”, ressalta.
Nesta edição, as pessoas podem enviar seus vídeos através das plataformas digitais da Procissão das Criaturas: Tik Tok, Instagram ou Facebook. Uma forma de lidar com o isolamento social, expressando a criatividade. O evento convida o público a enviar vídeos amadores relacionados com a cultura pop, com a produção de fantasias, ensaio de cenas e coreografias. “Agora o protagonismo das histórias em forma de vídeo fica a cargo de cada um que estiver em casa. Não estamos preocupados com a qualidade nas produções, mas com o envolvimento. E para isso acontecer, a edição digital é perfeita”, explica Eduardo.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: Centro de Santa Cruz é invadido pela Procissão das Criaturas
Para inspirar a produção dos vídeos, o tema desta edição do evento é a noite, que remete a seres noturnos, acampamentos inesquecíveis, lendas urbanas, encontros sob a luz do luar, trilhas na floresta, fogueiras e canções. Conforme a publicitária e co-organizadora do evento, Ana Luisa de Lara, a noite faz parte do imaginário coletivo e pode render muitas inspirações para os vídeos. “É sinônimo do desconhecido, do misterioso e do universo fantástico. É quando a gente sonha ou tem pesadelos, tem medo do que não vê e presta atenção em outros sentidos que não o da visão. Também é o momento mais esperado da Procissão das Criaturas, o desfile temático”, salienta.
Os vídeos produzidos pelos seguidores serão compartilhados nas redes sociais da Procissão das Criaturas. As participações não serão divididas em categorias e não há exigências de produção, para que a experiência seja mais divertida. No dia 31, que marca o Halloween, os três vídeos vencedores com mais curtidas serão apresentados pelos organizadores às 20 horas. A Procissão das Criaturas tem realização da produtora de eventos temáticos Dalla Costa Brothers e Gazeta Grupo de Comunicações.
Publicidade
Confira as dicas dos cosplayers
A arte do cosplay já faz parte da vida do ilustrador e publicitário Rafael Amorim há cinco anos. Junto com a família, ele geralmente incorpora personagens do universo de Star Wars, como os Stormtroopers, e neste ano planeja incorporar o Capitão Rex, personagem da animação Star Wars Rebels. “É a arte de vivenciar o personagem o mais parecido possível, não é só colocar uma fantasia. O cosplayer tem que representar o personagem, seja ele de filme, desenho ou games.”
Para Rafael, uma das características da Procissão das Criaturas foi ter aberto um leque de opções para outros personagens, não só os ligados tradicionalmente ao Halloween. A dica que ele dá aos participantes é que se dediquem ao projeto online. “Vai ser muito legal, o pessoal tem que caprichar. Fazer o mais parecido possível, aproveitando todo os efeitos visuais do Tik Tok para chegar o mais próximo possível do personagem que vai defender.”
A fotógrafa Patricia Andréa Kolberg, que também é cosplayer desde 2017, comemorou a edição digital, para que, mesmo de casa, os participantes possam vivenciar o clima do evento. A preparação para o cosplay começa com bastante antecedência e inclui a pesquisa dos tecidos e a confecção das roupas e acessórios de cada personagem.
Publicidade
“Fazer cosplay é se divertir, acima de tudo. Você deve escolher algum personagem que goste muito, pois acho que a graça está justamente aí. Pode ser personagem de série, filme, anime. Depois de definido isso, aconselho você a pesquisar mais sobre o personagem para ver os detalhes”, explica. No ano passado, Patricia incorporou a personagem Astrid da animação Como Treinar o seu Dragão, enquanto o namorado Carlos foi como Soluço. Com o cosplay, ela ganhou o primeiro lugar na competição da Procissão das Criaturas 2019. Neste ano, prepara um visual inspirado no filme Aves de Rapina.
A edição online vai ser um desafio divertido para o estudante de Engenharia Mecânica e cosplayer Carlos Alberto Kroetz Filho. Com a preparação com meses de antecedência, ele teve que deixar alguns planos de lado por causa da pandemia e investir numa opção mais prática. Adianta que seu cosplay será relacionado ao filme Mad Max: Estrada da Fúria. Para quem vai participar pela primeira vez neste ano, a dica dele é escolher com cuidado o personagem. “Personagens mais simples e com roupas básicas são excelentes para começar o seu primeiro cosplay.”
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas vem com novidades em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Como participar
1 – Crie um ou mais vídeos temáticos de qualquer assunto. Vale referência de filmes, séries, animações, games e literatura. O participante pode enviar quantos vídeos quiser.
2 – Mande os vídeos por mensagem privada para @procissaodascriaturas no TikTok, Instagram ou Facebook (escolha apenas um desses canais para enviar seus vídeos).
3 – Todos os vídeos devem ter a duração de um minuto e precisam ser gravados em formato vertical.
4 – O tema deste ano é a noite, o participante pode se inspirar no assunto para o seu vídeo. No entanto, é apenas uma sugestão, não é um pré-requisito para a participação.
5 – Os três vídeos mais curtidos na plataforma Tik Tok serão premiados. Será um prêmio por perfil para todos terem a mesma oportunidade.
PROGRAMAÇÃO
12/10 (segunda) – Lançamento do evento e publicação do vídeo explicativo.
12 a 30/10 – Recebimento e publicação dos vídeos todos os dias no mesmo horário.
31/10 (sábado) – Divulgação dos vídeos premiados.
LEIA MAIS: Neste ano, Procissão das Criaturas será em clima medieval
Publicidade