Santa Cruz do Sul

Procissão das Criaturas adotará medidas para garantir a segurança dos participantes

A Procissão das Criaturas, tradicional desfile temático de Halloween em Santa Cruz, foi planejada para proporcionar um momento de diversão entre famílias e amigos. Além disso, garante a segurança e a saúde do público. Em razão disso, os organizadores trabalham para realizar ações não obrigatórias, mas que buscam oferecer conforto aos participantes.

Neste ano, o desfile contará com dindinhos que terão entrada preferencial para gestantes, pais com crianças de colo, idosos e pessoas com deficiências (PCDs). Os veículos contarão com intérpretes de libras e monitores para atender quem precisa. Além disso, a concentração também terá a presença de intérpretes e monitores. A partir das 18 horas, a equipe vai promover uma integração com os fantasiados e cosplayers que estiverem na concentração.

LEIA TAMBÉM: Diocese de Santa Cruz celebra os 65 anos com programação especial; veja detalhes

Publicidade

Como em edições anteriores, a equipe da sonorização será orientada a reduzir o volume durante a passagem próximo ao Hospital Santa Cruz. Em caso de incidentes, haverá um grupo de socorristas especialmente contratados pela organização, que terá coordenação de um médico. Ainda, a partir das 18 horas, o público terá à disposição ambulâncias que estarão estrategicamente posicionadas na Marechal Floriano. 

Para garantir ainda mais proteção aos participantes, profissionais de uma empresa de segurança privada darão suporte às equipes de segurança municipais. Buscando também pela limpeza do ambiente, contêineres adicionais serão colocados ao longo das quadras da Floriano e haverá ainda o serviço de recolhimento de lixo. 

Assim como o evento cresceu em diversos âmbitos nos seus 10 anos de realização, a organização entende que aumenta o compromisso e a responsabilidade em termos de cuidado com o patrimônio público, acessibilidade e bem-estar. “Não existe um controle absoluto, mas nos cercamos de várias medidas em parceria com o Poder Público, para oferecer um ambiente seguro a todos”, afirma Ana Luisa de Lara, uma das organizadoras da Procissão.

Publicidade

À medida em que o projeto foi ganhando visibilidade, a organização foi aprimorando a realização do evento. Neste ano, por exemplo, foi possível contratar um número maior de profissionais aptos a acolher os participantes.

Também organizador da Procissão das Criaturas, Eduardo Dalla Costa, lembra que desde 2022 a iniciativa conta com uma intérprete de libras. “Além dela, temos hoje uma equipe de monitores inclusivos, ações especiais no evento e veículos preferenciais no desfile. A acessibilidade sempre fez parte do evento”, destaca. 

LEIA TAMBÉM: Enart terá Mostra Cultural na noite desta quinta-feira; confira a programação

Publicidade

Atenção

A Procissão das Criaturas ocorrerá no dia 23 de novembro, com concentração do desfile às 18 horas na Praça Getúlio Vargas. O início da passagem pela Rua Marechal Floriano será às 20 horas. O desfile, que costuma atrair um grande público, deve ser encerrado perto das 22 horas. A organização reforça que evento não é responsável por festas de qualquer tipo realizadas por terceiros.

Ação solidária vai beneficiar a Copame

Como nas edições anteriores, a Procissão das Criaturas irá beneficiar uma entidade santa-cruzense. Desta vez, a apoiada será a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame). Representantes da instituição vão receber doações de alimentos não perecíveis em um ponto de coleta no evento, na praça Getúlio Vargas, a partir das 18 horas.

A Procissão das Criaturas tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Medlive e Clip Graffite. O apoio é da Unimed VTRP, Charrua Hotel e Gazeta Grupo de Comunicações. A realização é de Dalla Costa Brothers e Ana CriaTudo. 

Publicidade

Como ficará o trânsito

  • Das 5 às 22 horas: bloqueio do lado esquerdo do estacionamento da Marechal Floriano, entre as ruas Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos.
  • Das 5 às 22 horas: bloqueio da Rua Ramiro Barcelos, entre as esquinas das ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano.
  • A partir das 16 horas: bloqueio total da Rua Ramiro Barcelos, entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano. (Exceto para eventos na Catedral São João Batista).
  • A partir das 17 horas: bloqueio total da Marechal Floriano, entre as ruas Pinheiro Machado e Galvão Costa. (Exceto para acesso ao Hospital Santa Cruz).

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.