Mais um passo foi dado para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. A aprovação do acordo de cooperação técnica, entre Ministério da Educação e o governo estadual, foi publicada no Diário Oficial da União, na quinta-feira, 21.
O deputado federal Marcelo Moraes (PTB), vice-líder do governo na Câmara, revelou em entrevista à Rádio Gazeta que o governo estadual terá um período para se organizar até a adoção do modelo, previsto para o início do próximo ano letivo. A primeira a ter o formato implementado no Estado foi a Escola Municipal de Educação Básica Alberto Santos Dumont, em Sapucaia do Sul, no início do mês.
LEIA MAIS: Aprovada adesão da Escola Santa Cruz ao modelo cívico-militar
Publicidade
O governo estadual fará a compra dos uniformes e a seleção dos militares da reserva que irão atuar no programa e orientação aos pais durante as matrículas sobre o sistema adotado. A iniciativa tornou-se viável por conta de uma emenda da deputada estadual Kelly Moraes (PTB). “O governo federal informou que os estados teriam que aumentar a contrapartida. A emenda da deputada viabilizou a adesão do governo estadual, já que o valor repassado por ela vai custear a diferença”, explicou o deputado.
Conforme Moraes, a direção revelou que a procura de pais com a intenção de matricular os filhos na escola cresceu bastante após a confirmação da implementação do Pecim. “Será a primeira em Santa Cruz. Mas nada impede que o programa seja implantado em outras escolas mais adiante, conforme a procura. A escola cívico-militar é um pedido da comunidade”, frisou.
O Pecim tem o objetivo de reduzir a violência, a repetência e a evasão escolar. A estratégia é pautada na transmissão de valores, como civismo, disciplina e coletividade. A intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, e estimular a participação dos jovens na sociedade como cidadãos, conscientes do papel que podem desempenhar. O planejamento é implantar o Pecim em 216 escolas em todo o Brasil até 2023.
Publicidade
LEIA MAIS: O que muda se a Escola Santa Cruz for transformada em cívico-militar
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.