Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INSTITUTO BAT E CISVALE

Primeiros empreendedores se formam no Decola Negócios

Formados tiveram 20 horas-aula na última semana e participaram de uma consultoria de negócios gratuita durante três meses | Foto: Rodrigo Sales/Nascimento MKT/Divulgação

O Instituto BAT Brasil e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) formaram a primeira turma de empreendedores, por meio do projeto Decola Negócios, criado pela multinacional. O curso ocorreu na última semana, no Centro de Treinamento Profissional do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil).

Participaram 29 empreendedores de Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde e Vera Cruz. Com foco na preparação para gerência de seus negócios próprios, o projeto já capacitou mais de 1.350 alunos em 16 estados brasileiros. A formatura foi realizada na última sexta-feira, 27.

LEIA TAMBÉM: Veja os planos dos candidatos à Prefeitura para a saúde em Santa Cruz

Publicidade

O coordenador de Projetos Sociais do Instituto BAT, Carlos Martins, explica que, além da jornada de 20 horas-aula executada na última semana em Santa Cruz, os 29 formados participaram de uma consultoria de negócios gratuita, durante três meses.

“Com essa experiência, eles poderão criar os seus próprios negócios e entender de todas as áreas referentes a ele, como gestão, recursos humanos, finanças, marketing digital e o fomento às parcerias, por meio de parceiros de negócio. É uma semente plantada no âmbito social e econômico para esses profissionais que participaram”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira

Publicidade

Martins também falou sobre o trabalho com as duas entidades. “Estamos muito gratos a essa parceria criada com o Cisvale e com o apoio do Sindicontábil, que cedeu um belíssimo espaço para as nossas aulas. Acreditamos que esta será a primeira de muitas jornadas que iremos realizar com o consórcio, que agrega 17 municípios a nossa atuação aqui na região”, avaliou o coordenador.

Para a presidente do Cisvale e prefeira de Sinimbu, Sandra Backes, a construção da nova parceria com a BAT Brasil, por meio do Instituto BAT, abre portas à comunidade regional. Vem estimular a criação de oportunidades para a população, especialmente na área da educação.

“Ficamos felizes com a cooperação criada por meio do consórcio. A formação empreendedora é sempre uma grande porta que se abre aos trabalhadores que decidem ter seu próprio negócio e veem nele um caminho para a realização de sonhos profissionais”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura reabre licitação para o Passeio da Borges

Maior chance de sucesso

A diretora-executiva do Cisvale, Léa Vargas, agradeceu ao Instituto BAT por ter escolhido o consórcio como agente multiplicador de oportunidades no Vale do Rio Pardo. “Aqui foi dado o pontapé inicial para o sucesso profissional dos alunos que concluíram essa parte da formação. A todos eles, desejamos sucesso e prosperidade na missão de empreender. Igualmente, agradecemos ao Sindicontábil pela construção desta parceria.”

O presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier, reforçou a necessidade de mais empreendedores no País. Conforme ele, muitos que iniciam no empreendedorismo acabam fracassando, por falta de aprendizado e investimento na formação profissional na área.

Publicidade

“Estes jovens que concluíram essa etapa estão em vantagem em relação a tantos outros empreendedores, pois tiveram acesso aos mecanismos para ajudar nessa tarefa. A todos desejamos também votos de sucesso”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Gás de cozinha ficou mais caro no mês de setembro; veja

Programa Novos Rurais ocorre ainda neste ano

Outro módulo de formação criado pelo Instituto BAT é o programa Novos Rurais, que está confirmado para ocorrer ainda neste ano, em parceria com o Cisvale, em Santa Cruz. Segundo o coordenador de Projetos, Carlos Martins, o programa com foco na formação de jovens do meio rural também tem como meta a criação de empreendimentos e negócios no setor primário. A atividade, com 40 dias de duração, tem previsão de ocorrer ainda no segundo semestre.

Publicidade

O diferencial, conforme ele, está na conclusão do curso. “Ao final, cada aluno sairá com um plano de negócios para implementar na propriedade da sua família. A partir desses projetos, o Instituto BAT vai aportar até R$ 5 mil para o financiamento dessa atividade, tornando viável a realização do projeto”, antecipa.

O Novos Rurais ainda não tem data para o início das inscrições – será divulgada pelo Instituto BAT na região. O curso também será realizado por meio da parceria com o Cisvale, ofertado aos jovens dos 17 municípios consorciados.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.