As obras de pavimentação de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz, estão em estágio avançado e já se aproximam da conclusão do trecho um, de 3,2 quilômetros. Os dados da Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito mostram que 2.932 metros já estão prontos, enquanto os 268 metros restantes estão em fase de finalização das canchas para receber o assentamento dos blocos de concreto intertravados (PVS). Essa primeira etapa foi viabilizada por meio do programa Pavimenta RS, do governo do Estado.
LEIA MAIS: Governador vistoria obra de pavimentação da VRS-847 em Vera Cruz
Já o trecho dois, de 2 quilômetros, será executado com verba de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PL) e recursos próprios do Município. Para reduzir os custos e aumentar a extensão beneficiada, a Prefeitura adotou uma forma de trabalho conjunta: os servidores fazem a drenagem do solo e preparação das bases, e a vencedora da licitação trabalha somente na colocação dos blocos. A Cesar Luis Stumm Ltda. é a empresa responsável pelos dois trechos.
Publicidade
Conforme o titular da pasta, Maiquel Aretz, o novo pavimento já chega na altura da Escola Municipal Jacob Blész e prossegue normalmente. Isso porque no primeiro trimestre deste ano houve dificuldade para obtenção de PVS no mercado, o que resultou em um andamento mais lento do que o esperado. Além disso, por se tratar de uma obra externa, as condições climáticas adversas também provocam impactos. O custo total para concluir o calçamento dos 5,2 quilômetros será de R$ 2,3 milhões.
LEIA TAMBÉM: Obras na ERS-244 ganham novo fôlego com recursos
A VRS-847 tem 12 quilômetros de extensão e liga Vera Cruz, por Linha Henrique D’Ávila, até Albardão, em Rio Pardo, pelo interior dos dois municípios. A pavimentação foi iniciada em 1993, durante o governo de Alceu Collares, mas nunca foi concluída, uma situação que pode ser verificada em diversas outras estradas vicinais.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO RIO PARDO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade