Em uma de suas últimas aparições públicas, Francisco saudou a multidão na Praça de São Pedro no Domingo de Ramos
O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira, 21, que Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos. O óbito foi constatado às 7h35 no horário local (2h35 no horário de Brasília). Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, ele foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica, da qual ele esteve à frente por 12 anos.
Em comunicado oficial, o Vaticano confirmou que “o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
LEIA TAMBÉM: Doadores esperam a volta das coletas no Banco de Sangue de Santa Cruz
Publicidade
Assumindo como o papa de número 266, Francisco chegou ao cargo em 13 de março de 2013, após o pontífice anterior, Bento XVI, ter renunciado ao cargo, fato até então inédito na era moderna. Recentemente, Bergoglio enfrentou uma grave crise respiratória e passou cinco semanas internado no Hospital Gemelli, em Roma. Em março, ele recebeu alta e fez novas aparições públicas, apesar de debilitado pela doença.
No Domingo de Páscoa, 20, ele apareceu na Praça de São Pedro e deu sua bênção a milhares de pessoas. Apesar de não ter celebrado a missa, ele andou no papamóvel em meio à multidão. Seu discurso, lido em voz alta por um assessor, pediu o cessar-fogo imediato em Gaza. Mais cedo no mesmo dia, o papa teve uma reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.
Com informações do G1
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.