Voluntárias do Lions Clube Melvin Jones e servidores da Prefeitura realizaram no último sábado, 30, o primeiro mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti em Venâncio Aires. Com área delimitada em 24 quarteirões do Bairro Gressler, mais de 60 mil quilos de lixos e entulhos foram recolhidos das residências e terrenos baldios da região. O mutirão serviu como teste para uma ação ampliada de limpeza na cidade, marcada para o dia 13 de fevereiro.
A concentração aconteceu a partir do ginásio do Bairro Gressler. Com apoio de sonorização da Rádio Vênus FM, voluntários e servidores dividiram-se em grupos para visitar casas e empresas convidando todos a colocarem lixos e entulhos em frente às casas. Em seguida, caminhões e máquinas da Prefeitura faziam o recolhimento do material.
Previsto para encerrar às 16 horas, antes mesmo do meio-dia as quadras delimitadas já haviam sido visitadas. No entanto, a quantidade de lixo recolhido superou a expectativa e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente seguirá nesta segunda-feira o recolhimento de material depositado em terreno em frente ao Posto do Bairro Gressler. “Também verificamos que muitos moradores de fora da área delimitada colocaram entulhos de fronte às casas. Durante a semana também esse material será recolhido”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Mara da Silva.
Publicidade
Nos próximos dias será divulgado o roteiro de atuação do segundo mutirão, agendado para o dia 13 de fevereiro. A expectativa é de a ação já aconteça conforme diretrizes do Governo do Estado, que definiu durante reunião da Federação de Municípios (Famurs), que disseminará os mutirões como forma de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o Rio Grande do Sul.
Publicidade
This website uses cookies.