Santa Cruz do Sul

Primeiro mês de coleta seletiva em Santa Cruz teve volume abaixo do previsto

Após 30 dias de coleta seletiva ampliada em Santa Cruz do Sul, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) fez uma avaliação sobre a eficácia do projeto, que atende mais de 20 bairros na cidade. O resultado, até o momento, foi preocupante.

O titular da pasta, Jaques Eisenberger, informou que, mesmo com toda a mobilização, somente cerca de 24 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas no primeiro mês. O volume é bem menor do que a projeção de alcançar o recolhimento de 300 toneladas mensais. “É uma situação que nos deixa bastante apreensivos e preocupados”, disse Eisenberger, à Rádio Gazeta.

LEIA MAIS: Bairros e horários: veja o roteiro com a ampliação da coleta seletiva em Santa Cruz

Publicidade

De acordo com o secretário, a expectativa era de um volume muito maior já neste primeiro mês. “Por isso, vamos promover mais ações para engajar a comunidade”, disse. A coleta seletiva é realizada pela empresa Conesul Soluções Ambientais, vencedora da licitação.

Conforme Eisenberger, houve muitos esforços para mobilizar a população no sentido de separar o lixo e depositar nas lixeiras no dia em que o caminhão passa para fazer o recolhimento. Ele explicou que, entre as ações, foram feitas reuniões com associações de bairros e clubes de serviços, houve a instalação de faixas publicitárias em pontos estratégicos da cidade, distribuição de material informativo aos moradores, ímãs de geladeira, e, inclusive, carros de som para orientar a população.

LEIA TAMBÉM

Saiba mais sobre a coleta seletiva

O mapa da coleta nos novos bairros foi dividido por setores, e o caminhão da Conesul faz o recolhimento dos resíduos uma vez por semana. Para que a população tome conhecimento da ampliação do serviço e faça o descarte correto dos resíduos sólidos, a Prefeitura colocou nas ruas uma grande campanha de conscientização, batizada de Coleta + Santa Cruz, com o slogan “Nossas atitudes criam um mundo sustentável”.

Publicidade

Na hora de fazer a separação, é importante saber que são considerados recicláveis papéis, plásticos, vidro, metais, latinhas, garrafas pet e papelão. Já na categoria de resíduos orgânicos e rejeitos estão restos de comida, erva-mate, papel higiênico e guardanapo. Mais informações sobre o serviço estão disponíveis no portal do Município.

LEIA TAMBÉM: Moradores reclamam da falta de recolhimento da coleta seletiva nos primeiros dias de ampliação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.