Até sexta-feira, os consumidores podem aproveitar as noites para comprar no comércio santa-cruzense. O horário ampliado, com as lojas funcionando até as 22 horas, serve, principalmente, para garantir variedade de produtos aos clientes que se antecipam e evitar a correria das compras de última hora. No primeiro dia de atendimento até mais tarde, o movimento foi ligeiramente superior ao ano passado. Isso confirma a previsão de incremento nas vendas de até 15% neste Natal.
A expectativa dos empresários é de que os próximos dias sejam de lojas lotadas. Para o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, o principal sinal disso é que nesta quarta-feira ocorre o pagamento da segunda parcela do 13º. Também há a tradição brasileira das compras de última hora. “Ainda é cedo para fazer um balanço, mas o que temos percebido é animador.” Segundo ele, os dois últimos anos ensinaram o consumidor a ser mais consciente, pesquisar mais.
Cláudia e Carmen Soder: surpresas com a movimentação neste começo de semana. Foto: Rodrigo Assmann.
Publicidade
Cada cliente está gastando, em média, R$ 100,00. Os setores mais beneficiados devem ser os de brinquedos, vestuário e calçados. Na loja Íria Calçados, a data já proporcionou melhora nas vendas. “O primeiro dia do horário estendido nos surpreendeu. Talvez o clima mais fresquinho tenha motivado as pessoas a irem para a rua”, disse a sócia Cláudia Cristina Soder Kaercher.
Segundo Cláudia, isso é um sinal de que a expectativa de crescimento de 10% nas negociações deverá se concretizar. O maior fluxo de clientes é esperado para o período entre 20 e 22 horas. A Íria Calçados ainda fica aberta ao meio-dia. A sócia Carmen Soder contou que o item mais procurado até agora foi o chinelo slide. “O preço em conta fez com que fosse o queridinho para a brincadeira do amigo-secreto.”
Tempo estendido favorece quem trabalha
Publicidade
O funcionário público Lucas Rios e a técnica em enfermagem Daniele Leal trabalham em Venâncio Aires e moram em Santa Cruz do Sul. O horário estendido do comércio santa-cruzense possibilitou que os dois saíssem do trabalho direto para a loja, comprar um sapato novo para a filha Alice, de 1 ano. “Temos mais tempo e ainda é mais fresquinho”, comentou Lucas.
Com as lojas funcionando até mais tarde, Lucas e Daniele puderam se deslocar de Venâncio Aires para comprar em Santa Cruz. Foto: Rodrigo Assmann.
No decorrer da semana, o casal vai se empenhar em garantir os presentes. “Nós costumamos deixar pra última hora”, confessou Lucas. Eles pretendem pesquisar, mas somente em lojas onde tradicionalmente já são clientes. Conforme Daniele, vão optar mais por roupas para presentear os familiares e amigos.
Publicidade
Supermercados
Os supermercados também vão ter um horário diferenciado devido às festas de fim de ano. Antes do Natal, o sábado será o último dia com funcionamento normal. No domingo, dia 24, os estabelecimentos somente poderão funcionar entre as 8 e as 17 horas. Na segunda-feira, feriado, eles estarão fechados. As resoluções foram acertadas pelo Sindigêneros, em convenção coletiva.
Publicidade
This website uses cookies.