ATUALIZADO ÀS 13h10
Após a confirmação por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre do primeiro caso de zika vírus no Estado, a pasta realizou uma coletiva de imprensa na Sala de Monitoramento do Aedes criada pelo Estado, às 11 horas desta sexta-feira, 5. Foi divulgado que uma mulher contraiu a doença em uma viagem ao Mato Grosso. Ela voltou à Capital gaúcha no começo de 2016 com alguns dos sintomas. Ainda conforme a Secretaria, a jovem, que não teve a idade revelada, não está grávida.
Em função dos sintomas serem exatamente os mesmos do zika vírus, o caso já era tratado como suspeita da doença desde o começo de janeiro. Em seguida, uma amostra de sangue da mulher infectada foi encaminhada para o Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro, que fez o exame. O resultado positivo para zika foi confirmado pelo centro de análise na última quinta-feira, 4. No dia 17 do mês passado, houve aplicação de inseticida na região onde ela mora, situada no Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.
Publicidade
Durante a coletiva, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou, também, que a Capital teve o primeiro caso de autóctone de dengue, ou seja, quando a doença é contraída dentro do município. A pessa contagiada é um homem, morador do Bairro Vila Nova.