Geral

Primeira superlua de 2023 continua visível até esta terça-feira; entenda o fenômeno

Nessa segunda-feira, 3, quem observou o céu à noite pode ver uma lua cheia e brilhante. Foi a primeira superlua do ano. Este episódio, que em agosto pode acontecer duas vezes, será visível também na noite desta terça-feira, 4.

O termo superlua foi utilizado pela primeira vez em 1979, pelo astrólogo Richard Nolle. Mas, afinal, você sabe porque este fenômeno acontece? A superlua é o momento em que a lua está cheia, do lado oposto da Terra em relação ao sol, e com um alto nível de proximidade com a Terra. Por isso ela parece maior e mais brilhante.

LEIA TAMBÉM: Nasa divulga imagem de galáxia em caos após colisão

Publicidade

O movimento que a lua faz ao redor da Terra não é perfeitamente circular, isso faz com que, às vezes esteja mais próxima do planeta ou mais distante. Além disso, a mudança de fases se dá porque ela vai girando e alternando a iluminação. Em agosto, estão previstas outras duas superluas, no dia 1° e no dia 30.

LEIA TAMBÉM: Odisseia no espaço: Nasa marca datas possíveis para retorno à Lua

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.