Categories: Centro-Serra

Primeira sessão da Câmara de Sobradinho é marcada por protesto

A primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Sobradinho foi marcada pela aprovação de diversos projetos e pela presença de um grupo de manifestantes, que lotou o plenário. O pedido por justiça envolve o caso do vídeo publicado pela presidente da ONG Amigos do Melhor Amigo, Clauria Ruoso. Na sessão, além de protestar contra a atitude dela, os manifestantes pediam que Clauria deixe de ser presidente da entidade Fejão.

LEIA MAIS: Vídeo gravado por presidente de ONG animal gera polêmica

Durante a sessão foram aprovados sete pedidos de providência, cinco indicações e uma moção de reconhecimento. Um dos projetos aprovados concede o título de Cidadão Honorário de Sobradinho ao coronel Valmir José dos Reis, de autoria da vereadora Maxcemira Trevisan.

Publicidade

Ainda foi aprovado o projeto que autoriza o Executivo a contratar, em regime de emergência e sem concurso público, quatro auxiliares de limpeza. Outro autoriza a Prefeitura a contratar um professor de anos finais do Ensino Fundamental, para a disciplina de Matemática, e um professor, também de anos finais, da disciplina de Língua Portuguesa.

Na sequência foi aprovado projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar dois professores de Educação Infantil. Ainda passou pelos vereadores um projeto que autoriza a Prefeitura a abrir crédito especial no Orçamento de 2020 no valor de R$ 241.138,00 e outro projeto que altera a redação da lei municipal que estabelece o Código Tributário do Município, consolida a Legislação Tributária e dá outras providências.

No uso da tribuna livre o pastor Hamilton Raí fez uso da palavra e discorreu sobre o trabalho da igreja da qual pertence na sociedade sobradinhense. Na sequência, representando o grupo de manifestantes presentes no plenário, Giane Levandowski pediu justiça no caso do vídeo publicado pela presidente da ONG Amigos do Melhor Amigo, Clauria Ruoso, assim como a exclusão dela da diretoria da entidade Fejão.

Publicidade

No uso da tribuna, o vereador Eder Libreloto parabenizou o CTG Galpão da Estância e a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes pelas festividades realizadas por ambas as entidades. Citou a ofensa realizada pela empresária e presidente da Festa Estadual do Feijão. “Sobradinho foi visto e lembrado de forma negativa lá do outro lado do mundo”, afirmou o parlamentar.

Valdecir Bilhan lamentou a tragédia e morte de cidadão sobradinhense ocorrida no acidente em Passa Sete. Citou o Rodeio Crioulo do CTG Galpão da Estância e também fez referência à humilhação sofrida por João Carlos Müller, o Kakati. Ressaltou que duas quadras, uma na linha Apolinário e outra no Bairro Maieron, já estão liberadas para licitação. Ainda anunciou duas academias ao ar livre, no Bairro União e Maieron.

Jeferson Matana disse que a Linha Apolinário Baixa não tem interesse na água da Corsan pelo fato de já ter um poço artesiano. Salientou que o dinheiro oriundo do pré-sal deve ser gasto em frente ao Posto São Marco, em frente à Afubra. Ainda sobre o caso envolvendo a presidente da Fejão, Matana pediu uma reunião para debater sobre a permanência de Clauria Ruoso a frente da entidade.

Publicidade

LEIA MAIS: Sepultamento de vítima de acidente na ERS-400 ocorre nesta terça

Roberto Carlos Siman cumprimentou a Igreja Católica pela realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Louvou o início das obras na praçinha no Bairro Rio Branco e alertou que esta terça-feira, 4, é o último dia para cadastrar emendas parlamentares para o ano de 2020. Salientou que a pavimentação e as calçadas realizadas pelo Executivo poderão ser pagas em parcelas de 72 vezes e concluiu a fala lamentando o falecimento da vítima no acidente na ERS-400.

Maxcemira Trevisan afirmou que o pedido dos manifestantes será levado a sério pelo Legislativo e alguma providência deverá ser tomada. Lamentou o acidente ocorrido na ERS-400, reiterando que toda perda gera um vazio e uma falta no seio social de modo indescritível. Destacou que os vereadores conseguiram triplicar as prestações para pagamento da pavimentação e calçadas que serão realizadas, um ganho e vitória de cada parlamentar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Morador de Sobradinho que aparece em vídeo polêmico recebe doações

Luiz Freitas disse ver a força do povo no apoio a João Carlos Müller. Ressaltou que a população não quer condomínio de porcos na cidade, mas deixou sugestões para o uso dos recursos: construção de praças, postos de saúde, pintura dos cordões das calçadas nos bairros, construções de áreas cobertas nos postos de saúde e especialmente, de pavilhões visando locação para empresas que irão gerar emprego e renda.

Foto: Robson Dias
Foto: Robson Dias
Foto: Robson Dias

 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.