A primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Sobradinho foi marcada pela aprovação de diversos projetos e pela presença de um grupo de manifestantes, que lotou o plenário. O pedido por justiça envolve o caso do vídeo publicado pela presidente da ONG Amigos do Melhor Amigo, Clauria Ruoso. Na sessão, além de protestar contra a atitude dela, os manifestantes pediam que Clauria deixe de ser presidente da entidade Fejão.
LEIA MAIS: Vídeo gravado por presidente de ONG animal gera polêmica
Durante a sessão foram aprovados sete pedidos de providência, cinco indicações e uma moção de reconhecimento. Um dos projetos aprovados concede o título de Cidadão Honorário de Sobradinho ao coronel Valmir José dos Reis, de autoria da vereadora Maxcemira Trevisan.
Publicidade
Ainda foi aprovado o projeto que autoriza o Executivo a contratar, em regime de emergência e sem concurso público, quatro auxiliares de limpeza. Outro autoriza a Prefeitura a contratar um professor de anos finais do Ensino Fundamental, para a disciplina de Matemática, e um professor, também de anos finais, da disciplina de Língua Portuguesa.
Na sequência foi aprovado projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar dois professores de Educação Infantil. Ainda passou pelos vereadores um projeto que autoriza a Prefeitura a abrir crédito especial no Orçamento de 2020 no valor de R$ 241.138,00 e outro projeto que altera a redação da lei municipal que estabelece o Código Tributário do Município, consolida a Legislação Tributária e dá outras providências.
No uso da tribuna livre o pastor Hamilton Raí fez uso da palavra e discorreu sobre o trabalho da igreja da qual pertence na sociedade sobradinhense. Na sequência, representando o grupo de manifestantes presentes no plenário, Giane Levandowski pediu justiça no caso do vídeo publicado pela presidente da ONG Amigos do Melhor Amigo, Clauria Ruoso, assim como a exclusão dela da diretoria da entidade Fejão.
Publicidade
No uso da tribuna, o vereador Eder Libreloto parabenizou o CTG Galpão da Estância e a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes pelas festividades realizadas por ambas as entidades. Citou a ofensa realizada pela empresária e presidente da Festa Estadual do Feijão. “Sobradinho foi visto e lembrado de forma negativa lá do outro lado do mundo”, afirmou o parlamentar.
Valdecir Bilhan lamentou a tragédia e morte de cidadão sobradinhense ocorrida no acidente em Passa Sete. Citou o Rodeio Crioulo do CTG Galpão da Estância e também fez referência à humilhação sofrida por João Carlos Müller, o Kakati. Ressaltou que duas quadras, uma na linha Apolinário e outra no Bairro Maieron, já estão liberadas para licitação. Ainda anunciou duas academias ao ar livre, no Bairro União e Maieron.
Jeferson Matana disse que a Linha Apolinário Baixa não tem interesse na água da Corsan pelo fato de já ter um poço artesiano. Salientou que o dinheiro oriundo do pré-sal deve ser gasto em frente ao Posto São Marco, em frente à Afubra. Ainda sobre o caso envolvendo a presidente da Fejão, Matana pediu uma reunião para debater sobre a permanência de Clauria Ruoso a frente da entidade.
Publicidade
LEIA MAIS: Sepultamento de vítima de acidente na ERS-400 ocorre nesta terça
Roberto Carlos Siman cumprimentou a Igreja Católica pela realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Louvou o início das obras na praçinha no Bairro Rio Branco e alertou que esta terça-feira, 4, é o último dia para cadastrar emendas parlamentares para o ano de 2020. Salientou que a pavimentação e as calçadas realizadas pelo Executivo poderão ser pagas em parcelas de 72 vezes e concluiu a fala lamentando o falecimento da vítima no acidente na ERS-400.
Maxcemira Trevisan afirmou que o pedido dos manifestantes será levado a sério pelo Legislativo e alguma providência deverá ser tomada. Lamentou o acidente ocorrido na ERS-400, reiterando que toda perda gera um vazio e uma falta no seio social de modo indescritível. Destacou que os vereadores conseguiram triplicar as prestações para pagamento da pavimentação e calçadas que serão realizadas, um ganho e vitória de cada parlamentar.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Morador de Sobradinho que aparece em vídeo polêmico recebe doações
Luiz Freitas disse ver a força do povo no apoio a João Carlos Müller. Ressaltou que a população não quer condomínio de porcos na cidade, mas deixou sugestões para o uso dos recursos: construção de praças, postos de saúde, pintura dos cordões das calçadas nos bairros, construções de áreas cobertas nos postos de saúde e especialmente, de pavilhões visando locação para empresas que irão gerar emprego e renda.
Publicidade
This website uses cookies.