A comissão representativa dos produtores de tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná marcou para segunda-feira, 19, a primeira reunião de definição dos preços para a safra 2022/2023. Os encontros ocorrerão de forma presencial e individual com cada empresa na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul.
O tesoureiro da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, revela que serão recebidas, neste primeiro encontro, apenas as duas cigarreiras que realizaram o custo de produção em conjunto com as entidades. A reunião será com a JTI e a BAT. “As entidades alteraram a forma de negociação e receberão apenas as cigarreiras, pois entendem que elas mantêm, sob seu controle, uma decisão principal sobre uma tabela que possa direcionar as demais fumageiras”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Setor do tabaco foi o principal exportador do Rio Grande do Sul em setembro
Publicidade
Ainda conforme o tesoureiro, nas negociações passadas, as justificativas das empresas menores era de que não poderiam definir reajustes sem a definição das cigarreiras. “Por isso mudamos e vamos tentar, com as duas cigarreiras, uma reposição nas tabelas que seja boa para o fumicultor. Num segundo momento, na primeira quinzena de janeiro, vamos sentar com as demais empresas. O objetivo é aproximar as tabelas de preços, pois as diferenças são prejudiciais para o fumicultor e para o setor produtivo”, explica.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade