Geral

Primeira quinzena de julho será gelada, alerta Metsul

As projeções climáticas indicam que a primeira quinzena de julho deve se manter gelada, repetindo o frio dos últimos dias. Conforme a MetSul, no País o clima mais gelado será registrado no Rio Grande do Sul. O ar polar poderá ser percebido com mais intensidade durante as noites, com ampla formação de geada ao amanhecer.

Em relação à chuva, na Região Sul o Estado gaúcho é o que mais deve ter precipitação nas primeiras semanas do mês. Em Santa Catarina e no Paraná, o volume deverá ficar abaixo da média mensal.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra o dia mais frio do ano

Publicidade

Apesar da expectativa de um clima chuvoso no Estado, a precipitação tende a ser menor do que a ocorrida em maio e junho, podendo ficar dentro do esperado na maior parte do território gaúcho.

Primeiras marcas negativas

Os santa-cruzenses tiveram que se agasalhar bem neste começo de semana. Tanto no domingo, 30, quanto segunda-feira, 1º, Santa Cruz do Sul registrou suas primeiras marcas negativas do inverno. Isso ocorreu devido a uma massa de ar polar que está atuando no Vale do Rio Pardo desde o fim da semana passada.

Municípios do Centro-Serra tiveram os primeiros registros de campos cobertos pela geada no domingo | Foto: Iara Krisna Puntel

Nessa segunda-feira, primeiro dia do mês de julho, a menor temperatura foi registrada em uma área baixa do Bairro Arroio Grande, com a marca de zero grau. No domingo, o município chegou a ter 0,3 grau negativo. Em virtude das mínimas congelantes, houve registro de geada no começo das manhãs.

Publicidade

Venâncio Aires também teve dias gelados. Segundo uma estação particular na localidade de Linha 17 de Junho, as marcas chegaram a 1,2 grau negativo. Pelo menos outros seis equipamentos automáticos instalados na Capital do Chimarrão também tiveram temperaturas negativas.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo registra a madrugada mais fria do ano; confira a mínima

Já na região Centro-Serra, houve registro de campos cobertos pela geada, como a cidade de Sobradinho, especialmente no domingo. Alguns pontos chegaram a ter açudes com uma pequena camada de gelo logo no começo da manhã. Conforme a MetSul Meteorologia, ontem a cidade serrana registrou 2 graus ao amanhecer.

Publicidade

Ainda na região, outra cidade gelada foi Encruzilhada do Sul. Por lá, a mínima foi de 1 grau. Já no Rio Grande do Sul, Pinheiro Machado teve a menor temperatura registrada ontem: 6,2 graus abaixo de zero no começo da manhã.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.