Nessa terça-feira, 30, iniciou oficialmente a 4ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema, no Auditório Central da Unisc. Nesta primeira noite de Mostra Competitiva Nacional, com obras e realizadores de todo o País, foram exibidos seis dos 18 filmes brasileiros que disputam em 13 categorias da competição.
O acesso ao auditório central da Unisc para assistir aos filmes é gratuito. Diariamente, incentivando o hábito de ir ao cinema, escolas são convidadas a participar. Nessa terça, foi a vez da Ernesto Alves de Oliveira.
O estudante Augusto Pozzebon estava ansioso pelo que veria. “Acho que será uma visão não industrial do cinema”, adiantou. E parece que sua expectativa foi atendida. “Todos os filmes me agradaram”, enfatizou. Ele cita a forma como 25 Anos sem Asfalto tratou a realidade suburbana brasileira e suas dificuldades; em Desvirtude, no final, o choque com a dura realidade vivida pelos negros no país; e completa sua avaliação com Entre, em que diz ter percebido, de início, o objetivo do personagem vivido por Rodrigo Simas, um fotógrafo que captura a imagem e o coração de uma mulher casada.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: abertura oficial do Festival Santa Cruz de Cinema dá início à Mostra Competitiva
A social media Luara de Sousa Reisinger também queria ver algo fora do comum. E viu. “Filmes diferentes, nada clichê, incluindo a animação, que me impressionou”, resume. O criador de conteúdo Yurgen Maas também teve as expectativas superadas. “Chamou a atenção o tamanho das produções. Em Gosta de Poesia? era muita gente”, enalteceu.
Não menos motivada pelo que viu estava a estudante de Publicidade e Propaganda da Unisc, Cristieli Crizel. “O que abordou racismo me arrepiou. Quando atinge esse ponto é porque alcançou o objetivo”, avaliou.
No final da exibição, por meio de um QR Code, o público pôde votar para escolher o vencedor do Troféu Tipuana de Votação Popular. Os filmes podem ser assistidos, somente hoje, na página do Festival Santa Cruz de Cinema.
Publicidade
Nesta quarta-feira, 1º, serão veiculados Copacabana Madureira, Desencanto, Seremos Ouvidas, Dois Riachões: Cacau e Liberdade, Eu não sou um Robô e O Amor é um Cão do Inferno.
O Festival é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio da JTI, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Corsan, além do apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Cine Santa Cruz, Proeza Beer, Legend Music Bar, Heilige, Aquarius Hotel Flat, Iecine – Governo do Estado RS, Gaveta, Hbier, Amigos do Cinema e Domcello. O festival tem como homenageado o ator Matheus Nachtergaele e o Prêmio Tuio Becker será concedido ao ilustrador Benício.
LEIA TAMBÉM: Produções da região são destaque na primeira noite do Festival de Cinema
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!